Os alunos das escolas estaduais, municipais, particulares e creches de Nova Friburgo terão pelo menos mais uma semana de férias. O retorno às aulas, previsto inicialmente para a próxima segunda-feira, 3 de agosto, foi adiado para o dia 10 por determinação das secretarias estadual e municipal de Educação e em acordo com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A medida foi tomada por recomendação do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, visando inibir a propagação do vírus Influenza A (H1N1), causador da popular gripe suína. De acordo com as autoridades de saúde, a aglomeração de crianças e adolescentes nas escolas pode facilitar o contágio de pessoa para pessoa.
Em Nova Friburgo, a secretária municipal de Educação, Ledir Porto, decidiu ontem, 30, seguir a recomendação da Secretaria Estadual de Educação, embora o órgão tivesse facultado aos municípios fluminenses a decisão por adiar ou não a volta às aulas. Até ontem à tarde, algumas universidades ainda não haviam decidido se irão aderir ao adiamento.
As autoridades de saúde de Nova Friburgo, porém, destacam que no município não existe situação para pânico geral da população, embora já tenham sido registrados no município e confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde cinco casos de gripe suína e uma morte por suspeita de complicações decorrentes da doença. A vítima foi um morador de Teresópolis, internado num hospital particular da cidade e que faleceu no último fim de semana. A direção do hospital não forneceu a identidade do paciente que, segundo a Divisão de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS) teria contraído o vírus H1N1 no Rio de Janeiro. Ainda segundo dados do órgão, entre os casos suspeitos da gripe suína em Nova Friburgo, seis foram descartados e três aguardam resultado de análise laboratorial.
As autoridades de saúde do município reforçam que o adiamento da volta às aulas é uma medida de caráter puramente preventivo e segue estritamente uma recomendação da Secretaria Estadual de Saúde. Isso porque não foi registrado até agora em Nova Friburgo nenhum caso de contaminação pela gripe A de pessoa para a pessoa. Todos os casos registrados são de pessoas que contraíram o vírus fora do município. Vale lembrar que o risco de mortalidade da gripe suína é semelhante ao da gripe comum que matou 4,5 mil pessoas no país em 2008 e esse ano já causou a morte de outras 50 pessoas.
Cuidados básicos nunca são demais
O vírus é propagado pelo ar, quando há alguma pessoa doente por perto, ou pelo contato entre pessoas, seja pelo aperto de mão, abraço ou beijo. Também pode-se contraí-lo quando se põe a mão na boca, no nariz ou olho depois de tocar em algo que uma pessoa com o vírus tenha tocado. Outra forma de contágio pode ser a tosse, espirro ou escarro de alguma pessoa que tenha contraído o vírus ou ainda dividindo alimentos com pessoas que possam estar contaminadas.
A pessoa gripada deve, sempre que possível, ficar isolada num quarto bem arejado com janela aberta e porta fechada. Deve-se evitar o contato com outras pessoas mais vulneráveis a contraírem o vírus, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Cuidados com a higiene são sempre bem vindos. Deve-se lavar bem as mãos sempre após tossir ou espirrar, limpar objetos usados, cobrir a boca ou o nariz sempre que tossir ou espirrar com lenços, de preferência de papel. Evitar compartilhar alimentos, copos e toalhas que deverão sempre ser lavados com água e sabão. evitar tocar nos olhos, nariz ou boca, antes de limpar bem as mãos, se possível até com álcool.
Confira as diferenças de sintomas entre a gripe comum e a suína
sintomas gripe comum gripe suína
febre até 39 graus começa com 39 graus
dor de cabeça fraca intensa
calafrios às vezes frequentes
cansaço fraco intenso
dor de garganta forte fraca
tosse fraca seca e contínua
catarro forte raro
dor muscular fraca intensa
coceira nos olhos leve intensa
fonte: Secretaria de Saúde
Deixe o seu comentário