Editorial - Pequena, porém resolve

quarta-feira, 29 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

AS MICRO e pequenas empresas brasileiras sentiram menos os efeitos da crise e mostram indicadores nos quais se posicionam à frente das grandes e médias empresas. No primeiro semestre de 2009, segundo dados do Ministério do Trabalho, enquanto as grandes e médias eliminaram 150 mil postos de trabalho, as MPE criaram 450 mil vagas.

O MERCADO interno brasileiro responde à crise consumindo produtos principalmente das MPE, mantendo assim aquecida a economia e expandindo-a em muitos setores. Nova Friburgo se encaixa neste contexto, pois sua economia está calçada nas micro e pequenas empresas e os resultados até agora têm sido bem sucedidos.

ALÉM DA falta de dinheiro mundial, os efeitos das altas taxas de juros continuam vitimando a sociedade produtiva organizada e afastando ainda mais a economia informal de sua ampla reestruturação. A queda na produção industrial este ano, conforme verificado na comparação com 2008, é um indicativo de que a crise econômica não está debelada.

MUDANÇAS nos hábitos de consumo também são percebidas em Nova Friburgo, que, como qualquer cidade brasileira, teme ficar à mercê dos efeitos da crise. E, em tempos de prudência econômica, o melhor que o cidadão pode fazer é restringir o consumo e garantir alguma poupança para os tempos mais difíceis. É a crise da confiança mostrando as suas garras.

NUM MOMENTO de preocupação generalizada, é bom que o friburguense não se sinta num paraíso, isolado dos problemas e imune aos efeitos da macroeconomia. A globalização não tem fronteiras e atinge todas as nações. Apesar da estabilidade dos índices de crescimento do país este ano, ainda falta muito tempo para fechar a conta do período e os acontecimentos se sucedem de forma surpreendentes.

PORÉM, é louvável o esforço das MPE para continuar a garantir o sucesso econômico do Brasil. Responsável por grande parcela da população ativa, as empresas nacionais mostram que o esforço vale a pena, superando assim a descrença de muitos quanto ao desempenho brasileiro. É a grande resposta das pequenas empresas ao desafio mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade