(SECOM) - Os líderes dos municípios da região Centro-Norte Fluminense do estado participaram quarta-feira, 22, no auditório do Senai-Nova Friburgo, da abertura do curso de Gestão Pública e Estratégias para o Desenvolvimento das Cidades, destinado a lideranças e gestores públicos. No evento, foi realizado um seminário de esclarecimento da programação, com apresentação do curso e palestra sobre boas práticas na gestão pública. Trata-se de uma iniciativa do Lidera Rio, parceria entre a Caixa Econômica Federal, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), a Associação Estadual dos Municípios (Aemerj), Sebrae/RJ e prefeituras municipais.
A metodologia do curso prevê oficinas, debates, palestras e consultorias. Cada município tem o direito de ocupar até cinco vagas - três para a prefeitura, uma para a Câmara de Vereadores e uma para um líder da sociedade civil. Os alunos aprenderão a planejar e implantar políticas públicas em benefício das micro e pequenas empresas e aqueles que cumprirem 80% da carga horária e elaborarem um projeto receberão certificado. Ao fim, as propostas serão disponibilizadas num Banco de Ideias, no site do Sebrae/RJ.
Prefeito destaca caráter empreendedor do friburguense
O prefeito Heródoto Bento de Mello, que compôs a mesa com diretores do Lidera Rio, fez questão de dar destaque à natureza empreendedora do friburguense, citando o mercado da moda íntima da cidade, o maior do país. “Nova Friburgo é, definitivamente, um celeiro de empreendedores. Aqui, quando as fábricas perderam sua força, devido à evolução natural da economia, que fragmentou as etapas de produção, nossas mulheres constituíram suas próprias empresas, elevando a cidade ao patamar de capital nacional da moda íntima. Além disso, contamos agora com atores sociais engajados na gestão pública consciente, que favoreça o empresário em seu desenvolvimento, dando-lhe condições para que caminhe com meios próprios”, disse o prefeito.
Durante o seminário, os empresários e gestores públicos receberam uma boa notícia. A Caixa Econômica Federal, através do Lidera Rio, vai facilitar o crédito às prefeituras que fizerem parte do projeto, promovendo ampla parceria entre as instituições.
Deixe o seu comentário