Quem passa à noite pela Praça Dermeval Barbosa Moreira, um dos cartões postais de Nova Friburgo, fica preocupado com a iluminação deficiente, deixando mais escuras as alamedas centrais. De um total de nove postes ao redor da praça, com duas luminárias, apenas dois estão com uma lâmpada funcionando cada um, na esquina que fica na confluência da Rua Farinha Filho. Um dos postes, situado em frente à Catedral São João Batista, está, inclusive, sem uma das luminárias. Até mesmo as luminárias baixas estão deficientes.
A situação tem sido constatada pelos funcionários do Centro de Turismo, situado naquela praça central da cidade. Segundo o funcionário Wellington Souza Muniz, o fato já foi comunicado por telefone à Secretaria de Obras. Para amenizar a situação, os próprios funcionários do Centro de Turismo têm acendido o conjunto de refletores que, na realidade, só deveriam ser acesos durante os eventos ali realizados.
Um dos mais prejudicados são os motoristas de táxi que ali trabalham. Lauro Augusto Aires comentou que só trabalha durante o dia, mas os colegas da noite têm reclamado bastante da iluminação deficiente da praça. E fez uma sugestão: uma lâmpada forte em cada canto do Centro de Turismo já aliviaria a situação.
Na opinião do taxista José Feliciano de Jesus, as lâmpadas da Praça Dermeval Barbosa Moreira estão apagadas há mais de seis meses e a escuridão só é desfeita um pouco quando há eventos e os refletores são acesos. De acordo com José Feliciano, os taxistas já levaram o caso ao conhecimento dos vereadores Pierre Moraes e Manoel do Pote, mas até agora nada foi resolvido.
Outro taxista, Paulo Antônio da Silva, confirma as reclamações dos colegas e diz que, à noite, devido à escuridão, até sente medo quando os passageiros se aproximam e afirma que os passageiros também ficam com medo devido a precariedade da iluminação daquela praça. Milton Santos, veterano taxista da Praça Dermeval Barbosa Moreira, alerta que até as luminárias baixas estão com várias lâmpadas apagadas. E mesmo quando acendem só iluminam para baixo, com raio de ação limitado. Milton (que só trabalha durante o dia e afirma que a situação é pior para os colegas da noite) sugere que as autoridades competentes façam uma vistoria no sistema de iluminação da praça e solucionem o problema. “Enquanto a Praça Getúlio Vargas é bem iluminada, a Dermeval Barbosa Moreira está com iluminação deficiente”.
Deixe o seu comentário