Chás musicais na Usina Cultural Energisa integram a programação

quarta-feira, 22 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O 8º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo promoveu o primeiro Chá Musical na Usina Cultural Energisa na sexta-feira, 17, apresentando A flauta mágica de Geisa Felipe. O evento teve entrada franca, assim como toda a programação do festival.

Myrian Dauelsberg, diretora da Dell’Art Soluções Culturais, foi quem apresentou a flautista Geisa Felipe e a pianista Kátia Balloussier, que com seus talentos receberam aplausos de pé ao fim da apresentação. Myrian explicou que, embora Geisa Felipe faça parte de uma nova geração de talentos, a carioca radicada na Alemanha aproveitava suas férias no Brasil para dar a honra de apresentar seu recital pela primeira vez em Nova Friburgo.

Kátia Balloussier, também carioca, atuou como pianista acompanhadora da série “Masterclasses Internacionais (Capes/Uni-Rio) ministrada por artistas como Aurèle Nicolet, Boris Belkin, Ingo Goritzki, Herman Braumann, entre outros. Em concertos a serem apresentados durante a semana no Teatro Municipal do Suspiro durante o festival, Kátia é quem assina versões orquestrais. 

As artistas apresentaram peças de Johann Sebastian Bah, o pai da música (Sonata em Mi maior - quatro andamentos); Suite Romantique, do flautista M. Berthomieu; homenagem a Heitor Villa-Lobos com A floresta do Amazonas (suíte), Melodia Sentimental (ária), Canção do amor (ária) e Bachianas Brasileiras Nº 5 (ária); e peças de autores franceses em comemoração ao Ano da França no Brasil, Jacques Ibert e Gabriel Fauré.

Durante breve intervalo, a pedido de Myrian Dauelsberg, Geisa falou um pouco sobre a flauta, um dos instrumentos mais antigos do mundo que vem passando por diversas transformações ao longo dos anos. Inicialmente, a flauta era de madeira e posteriormente passou a ser fabricada também em metal, níquel e até ouro, materiais estes que influenciam no volume de som e é utilizada por músicos de estilos como o jazz, o samba e o chorinho.

Na plateia, professores e alunos de música da cidade acompanharam atentamente o recital, assim como apreciadores de música clássica e crianças acompanhadas por pessoas mais velhas, que puderam aproveitar o momento como uma verdadeira aula gratuita de boa música.

Na próxima quinta-feira, 23, o 8º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo apresenta no Chá Musical, na Usina Cultura Energisa, às 17h, o pianista cubano Andrés Roig e o tenor venezuelano André Perillo; na sexta-feira, 24, no mesmo horário, Roberto De Regina toca cravo e lança seu DVD comemorativo ao Jubileu de Scarlatti (250 anos). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade