Começa hoje a festa de São Cristóvão

quarta-feira, 22 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Começa hoje, 22, em Mury a tradicional festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. O evento prosseguirá até dia 2 de agosto com várias atrações que serão coordenadas pelo padre Marcelo Piler. A programação é: hoje, 22, 19h: celebração eucarística em intenção das vítimas no trânsito; dia 23, 19h: adoração ao Santíssimo Sacramento pela paz no trânsito; dia 24, 19h: celebração de encerramento das visitas; dia 25 – dia de São Cristóvão: 6h: alvorada, oração da manhã e café comunitário, 14h: celebração eucarística com unção aos enfermos e fiéis a partir dos 60 anos, 19h: procissão luminosa começando nos correios da Avenida Hamburgo, 19h30: celebração eucarística em intenção aos devotos de São Cristóvão; dia 26, 15h: celebração eucarística em intenção aos motoristas e visitantes, 16h: procissão motorizada de Mury a Conselheiro Paulino com benção dos motoristas em frente à Catedral São João Batista. Não haverá celebração eucarística das 10h.

No dia 1º de agosto, a programação prossegue às 17h com a quadrilha da catequese, 18h: caldo verde com apresentação da Banda Israel; dia 2, 11h30: almoço comunitário. É bom lembrar que São Cristóvão é um santo católico, considerado padroeiro dos viajantes e motoristas. Sua data é celebrada no dia 25 de julho. Neste dia há procissões em diversos locais do país. O santo viveu na Síria e sofreu martírio no século III. Cristóvão significa: aquele que carrega Cristo ou porta-Cristo. Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas, ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Veio a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás e colocou-se, pois, a serviço dele. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Nosso Senhor.

Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que vadeava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse, “tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade