“Nova Friburgo reconquistou a sua grandeza”

terça-feira, 21 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Um público de mais de 20 mil pessoas somente na noite de sábado, 18, para o show de Vanessa da Mata e a consagração para o espetáculo da noite de domingo, 19, quando o palco da ilha do Country Clube serviu de cenário para a primeira apresentação na Região Serrana da ópera Carmina Burana, de Carl Off, pela Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, acompanhada de coro infantil e adulto. A plateia acompanhou o concerto com especial interesse e o prefeito Heródoto Bento de Mello, que fez questão de juntar-se ao público no gramado, em parte do concerto afirmou que naquela noite “Nova Friburgo reconquistou a sua grandeza”.

Governo municipal celebra a retomada dos grandes espetáculos nesta oitava VERSÃO do evento

O 8º Festival de Inverno de Nova Friburgo, numa realização da prefeitura, já deu uma mostra do acerto do atual governo em resgatar o evento em seu formato original – como era realizado desde o fim da década de 1990. Logo após a abertura na quinta-feira, 16, no Teatro Municipal da Praça do Suspiro, com a Camerata Dell’Arte e o Coral Municipal de Petrópolis, que sob a regência do maestro Carlos Prazeres apresentou o oratório O Messias, de George Friedrich Händel.

Nos dias que se seguiram, o público friburguense teve uma variado cardápio de opções de shows e espetáculos que, na noite de sábado, 18, por exemplo, levaram aos jardins do Country Clube um público estimado em 20 mil pessoas, para ver, entre outros, o show da cantora Vanessa da Mata. Na sexta, iniciadas pelo grupo vocal genuinamente friburguense, Tom sobre Tom, além de outras atrações locais, foi a vez do cantor Flávio Venturini.

Um domingo em grande estilo

A grande consagração foi a Orquestra e Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro na noite de domingo, 19, com a ópera Carmina Burana, de Carl Off. Música erudita da melhor qualidade, apreciada por um público atento, que acompanhou com enlevo os mais de 300 músicos que, do palco da ilha do Country, irradiavam uma aura especial para a noite friburguense.

“Nova Friburgo reconquistou sua grandeza”, afirmou entusiasmado o prefeito Heródoto Bento de Mello, que fez questão de assistir parte do concerto em pleno gramado, junto à multidão, nesta que foi a primeira vez em que a obra foi encenada na Região Serrana. Confesso apreciador de música clássica, que sempre faz questão de promover espetáculos eruditos e tem comprovado sempre a predileção do povo friburguense por este tipo de música, o prefeito estava convicto da acertada decisão em realizar o festival em seus moldes originais.

Sob a regência de Carlos Viegas, a Orquestra e o Coral do Municipal levantaram gritos de “bravo!” do público ao fim das árias mais conhecidas.

Flávio Venturini é antecedido por Tom sobre Tom

Durante cerca de uma hora e meia, a plateia reunida no gramado do Country Clube na última sexta-feira, 17, reviveu clássicos da carreira do cantor e compositor Flávio Venturini, além de conhecer um pouco do seu mais recente trabalho.

Acompanhado de sua nova banda, o artista apresentou ao público um repertório mais conhecido. Logo no começo do show cantou Clube da Esquina 2, e a seguir vieram Espanhola, Todo Azul do Mar e Nascente, terminando com alguns sucessos do 14 Bis.

O cantor agradeceu o convite para participar do Festival de Nova Friburgo. Ele já havia se apresentado antes na cidade, mas esta foi a primeira vez que cantou e tocou no festival. “Adoro a cidade! Gosto muito de serra, de lugares frios, e a região é muito linda”, comentou o músico, que mora em Belo Horizonte e no fim deste mês tem show marcado na capital mineira e depois viaja em turnê pelo Nordeste.

Talentos locais

Atrações locais abriram e fecharam o show de Flávio Venturini no Country. Primeiro foi a vez do grupo vocal Tom sobre Tom aquecer a plateia com canções da MPB. Após o show principal, o cantor friburguense Edu Quintanilha tocou sucessos do pop nacional e internacional, seguido pelas Fulanas, que também agradaram o público, que ficou até o fim, apesar da noite fria. O mesmo se repetiu no sábado, com apresentações de Eles na Bossa e Elas na Nossa e a banda L 57, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade