Serviço de coleta e destinação do lixo recebe 96% de aprovação

segunda-feira, 20 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A coleta e destinação do lixo voltou a ser apontada pela população friburguense como o melhor serviço concedido em Nova Friburgo na opinião de 74,4% dos 1.521 entrevistados na pesquisa Personel, que utiliza amostragem do IBGE. É o segundo ano que a pesquisa é feita e também é a segunda vez que a EBMA aparece em primeiro lugar disparado.

Ainda segundo a mesma pesquisa, 96,7% dos friburguenses opinaram positivamente em relação à pontualidade e regularidade da empresa de coleta e destinação do lixo no município. Deste índice de aprovação, 35,9% opinaram como ótimo o serviço e outros 60,1% dos entrevistados entendem que o conceito é bom. Apenas 4% dos entrevistados se mostraram insatisfeitos - 3,4% ruim e 0,6% péssimo. A EBMA atende diariamente a cerca de 70 mil imóveis residenciais e outros seis mil comerciais e industriais.

O detalhe da pesquisa de campo, realizada entre os dias 11 a 18 de junho deste ano, é que o índice regular foi excluído da consulta, obrigando o entrevistado a optar pelo critério bom ou ruim, sem o meio termo. Em relação à pesquisa de 2008, 6,5% dos entrevistados haviam considerado a concessão de lixo como regular. Em comparação com a atual consulta sobre o grau de satisfação dos friburguenses verifica-se que uma grande parcela dos entrevistados nesta faixa, quando questionada, optou pela aprovação do trabalho executado pela concessionária.

A pesquisa Personel também aferiu o grau de importância dos serviços executados pela EBMA: 79,3% dos entrevistados consideraram como muito importante e 20,7% como importante. A indicação sem importância recebeu traço (0%).

Concessionária é muito bem avaliada nas 13 áreas pesquisadas

A pesquisa realizada pelo Instituto Personel consultou 1.521 domicílios friburguenses que, seguindo critérios do IBGE, distribuiu o município em 13 áreas distintas. Na área que abrange o centro da cidade e os bairros Cordoeira, Tingly, Braunes, Lagoinha e Vila Amélia, 98,5% apontaram o serviço como bom ou ótimo.

Em Olaria, o conceito ótimo ou bom foi avaliado por 95,6% dos entrevistados, contra apenas 4,4% dos entrevistados que se mostraram insatisfeitos e avaliaram o serviço como ruim ou péssimo. Na região do Catarcione, Perissê e Lagoinha a pontualidade e regularidade foram aprovadas por 98,8% da população. O mesmo grau de satisfação foi aferido também em Conselheiro Paulino e adjacências.

O pior desempenho da concessão foi registrado na área abrangida pelos bairros da Chácara do Paraíso, Nova Suíça, Varginha e Rui Sanglard, onde os conceitos ótimo e bom foram dados por 87,8% dos entrevistados. Na área de Campo do Coelho e adjacências a aprovação chegou a 94,3%. Nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, a avaliação positiva da EBMA diminuiu para 91,4%. Em Mury e na Ponte da Saudade o índice voltou a subir para 93,5%, praticamente o mesmo aferido no Cônego e Cascatinha (93,8%). Em Riograndina o índice positivo chegou a 97,6%. Já na região do Amparo, 100% dos entrevistados aprovaram o serviço executado pela concessionária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade