Colunas
Dezembro... Agora é a reta final de 2019. Que os sonhos se apressem!
O mês de dezembro é sempre associado aos festejos natalinos. Entretanto, o último domingo, 1º, foi a data dedicada ao Dia Internacional da Luta contra a Aids e o Caderno Z abraçou a causa com a seriedade que o tema requer. Alan Andrade, que já conhecemos por suas lentes fotográficas, revelou-se um dissertador eficiente em “E a luta continua...”, trazendo-nos informações otimistas em conversa com a enfermeira Michelle Rodrigues Caetano, coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de Nova Friburgo. A profissional destaca: “O tratamento avançou muito. Antes, a pessoa tomava um coquetel de antirretrovirais... Hoje, o paciente que inicia o tratamento, toma apenas dois comprimidos por dia, então melhorou muito, são poucos os efeitos colaterais”.
“Fui contaminada pelo vírus da solidariedade” - esta é a declaração de Ana Carolina Barbosa de Souza que, desde 1996, atua em projetos junto aos portadores do HIV. Ela, que é coordenadora da Pastoral da Aids, da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros, sente este trabalho como um “chamado de Deus”. Sobre o trabalho da Pastoral, Carolina explica que “o primeiro foco é o amor, estender a mão”. Com base nessa diretriz, as atividades se desenvolvem entre conscientização e auxílio. Em Nova Friburgo, a sede da pastoral se localiza na Rua Major Marques Braga, 18 sala 101, no Centro e o telefone, (22) 2523.0089.
Com Wanderson Nogueira deixamos o Z sempre em boas palavras. Meio avestruz, meio humano, cada um de nós vagueia pela vida entre gritos e medos. “Se as pernas bambeiam, deixa bambear... se o medo consome, deixa o medo sumir na atitude de ser feliz...”, pois “é preciso colocar a cabeça para fora como no dia do nascimento...”.
Se o dia do nascimento é o grande marco na vida humana, por que então não procuramos renascer a cada dia? E uma boa forma de renascimento é estar sempre em contato com a arte. Assim, que tal “OcasionAr-te/Natal com Arte”? O nome da exposição, que já é uma obra de arte, é um convite para conhecer obras de 12 artistas friburguenses e, quem sabe, presentear com arte! A exposição fica em cartaz na Usina Cultural, até o próximo dia 20, de terça-feira a sábado, das 13h às 18h.
Em “Sociais”, abafando no auge dos seus 92 anos está a querida “tia” Carmelita Bispo dos Santos. Ela, que festejou a nova idade na última sexta-feira, 29 de novembro, é pessoa de fibra e de muito entusiasmo com a vida. Mando também um abraço para João Francisco pelos 15 anos do programa Rádio Teatro, na Rádio Comunidade. Com sua visão artística, JF deu chance para minha peça “Refúgios”, quando também estreei como radio atriz.
Boas falas para quem está inadimplente com as contas de água e luz. As concessionárias prestadoras dos serviços estão negociando débitos e facilitando pagamentos. Em “Há 50 anos”, o então governador Geremias de Mattos Fontes se reunia com o presidente Médici, reivindicando “obras, serviços e contribuições de natureza federal”. Já na última quinta-feira, 28, empresários do Centro-Norte fluminense se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro. A reunião tratou de assuntos para melhorar a infraestrutura do Estado do Rio. Dalton Carestiato, entre outros, foi uma força nossa na comitiva.
Massimo pergunta aos leitores se as promoções da Black Friday valeram a pena e se foram satisfatórias? De minha parte, olhei tudo e coisa alguma me “bateu a passarinha”, como diria mamãe. Muita gente nas lojas, animação total, porém, um resultado abalizado, de preferência, positivo, é o que esperamos do comércio. Plagiando Fernando Pessoa, tudo vale a pena se a finança não é pequena! Mas valeu, não é, gente?
A clínica Santa Lúcia está impedida de fazer novas internações e esperamos que essa loucura toda tenha breve cura para o bem dos serviços. Falando em bem, que coisa linda está ficando a decoração de Natal, que ainda nem foi concluída. A Praça Dermeval Barbosa parece um conto de fadas. Minha neta quando viu, ficou deslumbrada. Por isso mesmo “eu fico com a pureza da resposta das crianças.... é bonita, é bonita e é bonita”!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário