Os espanhóis em Nova Friburgo

segunda-feira, 20 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Nova Friburgo também tem uma relação histórica com a Espanha, país do qual recebeu, a partir do final do século 19, uma leva de imigrantes que se constituíram em algumas das mais importantes e tradicionais famílias de comerciantes locais. Afinal também, oficialmente, aquele país europeu é uma das dez nacionalidades que integram o hall de seus colonizadores, juntamente com os povos pan-africanos, além de Portugal, Suíça, Alemanha, Itália, Áustria, Hungria, Líbano e Japão - cujas bandeiras estão incorporadas ao cenário das panóplias locais, onde são hasteadas diariamente. No entanto, a relação hispânica com os friburguenses tende a se intensificar.

Alguns meses depois de conversações iniciais, o prefeito Heródoto Bento de Mello, acompanhado de parte de seu secretariado, recebeu na última quarta-feira, 15, um grupo de empresários espanhóis das empresas Elea/Método, que se mostram interessados em investir no potencial de ecoturismo de Nova Friburgo, a Cidade de Alma Verde que tem 80% de seu território preservado como área florestal, 46% dos quais de área permanente de proteção ambiental e vem sendo propagandeado pelo chefe do executivo como “o município-Parque, que contém uma cidade”: de seu território de 1.009 km², apenas 2,5 % constituem a área urbana habitada, além de possuir ainda seis vilas em comunidades rurais de forte apelo ecológico.

Tour e projetos

Depois de um rápido tour por locais como o Country Clube, a praça do Suspiro (teleférico) e o Colégio Anchieta - uma vez que o sobrevoo de helicóptero previsto não foi possível em razão das condições climáticas - em encontro reservado com os empresários, seguido de almoço, o prefeito pôde apresentar-lhes um vasto material em vídeo e fotos, com os principais projetos do atual governo, além de alguns levantamentos sobre as potencialidades do município, sobretudo nas áreas ambientais, turística, cultural e econômica.

Acompanhado de sua mulher, dona Betty Rodrigues de Mello e ainda dos secretários Braulio Rezende Filho (Geral de Governo), Hélio Gonçalves Corrêa (Obras), Roosevelt Concy (Cultura), Sergio Madureira (Turismo), Girlan Guilland (Comunicação Social) e de Preservação Ambiental, Roberto Vianna, o prefeito Heródoto ressaltou aos empresários visitantes os planos da construção do aeródromo, do sistema metroviário com o trem VLT, do Lago Nova Friburgo e ainda dos Caminhos de Nova Friburgo, a partir de um circuito de 180 km de estradas em torno do município com finalidade essencialmente turística.

Visivelmente empolgados com o que viram, o presidente e engenheiro José Antonio Romero e diretores do grupo Elea, ressaltaram por várias vezes as condições de belezas naturais do município, o clima e o seu perfil natural. Eles vieram ao município, a partir de entendimentos entabulados pelo empresário Luiz Guinle (filho do ex-prefeito César Guinle), com o qual também o grupo vem tratando de projeto para a construção de um hotel resort em propriedade da família nas proximidades do Parque São Clemente.

Foi o primeiro de uma série de encontros, com vistas a uma parceria de desenvolvimento para o município e região, a partir da estruturação de negócios do grupo espanhol no setor turístico. Acompanhando o presidente José Antonio, ainda estavam o presidente e o diretor da Método Engenharia, respectivamente, os engenheiros Hugo Marques da Rosa e Paulo Sérgio F. de Oliveira e o Diretor da Elea/Brasil, Brenno Dias Baptista.

Método e Elea

A Método Engenharia é uma das maiores empresas de engenharia de São Paulo, onde foi criada há 36 anos (1973) e é uma das empresas do grupo espanhol Elea, que atua em diversas áreas. Em Nova Friburgo, as atenções da empresa foram despertadas para o potencial em ecoturismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade