As áreas de instabilidade que mantêm o tempo chuvoso no Estado do Rio começaram a perder força nesta terça-feira, 12, mas ainda há previsão de chuvas no decorrer dos próximos dias. Segundo o Instituto Climatempo, Nova Friburgo só vai ver o sol brilhar novamente, sem chance de chuva, na terça ou quarta-feira da semana que vem, 19 ou 20.
A frente fria que trouxe temporais para o Rio de Janeiro avança agora sobre o Espírito Santo, mas ainda deixa áreas de instabilidade. Ventos marítimos são responsáveis pela nebulosidade e umidade no continente.
Se outubro foi marcadamente muito quente, porém seco, novembro tende a ser chuvoso. Segundo o Climatempo, o motivo são as mudanças na temperatura da água do mar do Oceano Atlântico Sul, na costa do Sul e do Sudeste, e da circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera.
O meteorologista do Climatempo Filipe Pungirum observa que "as pancadas de chuva vão ser mais regulares e mais frequentes no Sudeste".
O crescente aquecimento que ocorre na América do Sul e a mudança na circulação dos ventos, em diversos níveis da atmosfera, estimula o aumento de chuvas convectivas e o início das condições para a formação da Alta da Bolívia, um importante sistema meteorológico que permite a formação e manutenção de grandes áreas de instabilidade sobre o interior do Brasil e que está também relacionado com a organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS.
Deixe o seu comentário