Colégio já tem tudo pronto para o festival a ser realizado em outubro

sexta-feira, 17 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Já está quase tudo pronto para a realização do II Festival Intercolegial de Teatro Jorge Saade (FIT), no período de 16 a 18 de outubro deste ano, no Teatro Irmã Sania Cosmelli (Rua Monsenhor Miranda, 86, Centro). O festival promovido pelo Colégio Nossa Senhora das Dores tem como objetivo promover a arte cênica como possibilidade de desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e do espírito crítico dos jovens, contribuindo para a formação cidadã desses jovens. O FIT pretende também divulgar a cultura e fomentá-la, promovendo o intercâmbio e incentivando novas produções e manifestações artísticas de alunos, escolas e grupos independentes constituídos por estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O festival irá também homenagear um ícone das artes cênicas e visuais pelos trabalhos e iniciativas no mundo da cultura, que foi o diretor teatral Jorge Saade, falecido este ano.

A inscrição dos espetáculos pode ser feita nos meses de agosto e setembro próximos no Colégio Nossa Senhora das Dores e a premiação acontecerá no último dia do festival. Serão selecionados até 12 espetáculos, de até uma hora e 15 minutos de duração, para serem apresentados, mediante sorteio, durante os três dias do festival. O corpo de jurados será composto por personalidades de reconhecida competência, ligadas à área teatral. Os premiados receberão troféus criados especialmente para o evento, de posse definitiva para os quesitos melhor espetáculo – primeiro, segundo e terceiro lugares; melhor ator, melhor atriz, melhor direção, manequim, iluminação, sonoplastia, melhor cenário e melhor figurino. O Troféu Jorge Saade, do festival, é uma criação do artista Felga de Moraes.

O II Festival Intercolegial de Teatro Jorge Saade tem na comissão organizadora Ana Bárbara Farsoun, Catherine Brito, Felipe Ferreira, Gabriela Borba, Gabriela Ribas, Jean Beatriz Wermellinger (diretora do colégio e coordenadora do projeto), Remilda Canto e Samuel Velozo. A inscrição não dá direito a apresentação. Os critérios de seleção são de competência desta comissão. As datas e horários de apresentação dos grupos serão definidos por sorteio, sendo que os grupos de fora de Nova Friburgo terão prioridade para se apresentarem no domingo.

A taxa de inscrição é de R$ 100, sendo que as escolas públicas estão isentas. Para se inscrever o grupo deverá enviar a ficha de inscrição completa até o dia 30 de setembro, acompanhada da quantia em espécie, três sinopses, três cópias legíveis do texto, quatro fotos 10X15 com cenas do espetáculo ou ensaio geral (digitadas ou escaneadas com definição 300dpi) para divulgação, DVD contendo uma filmagem do espetáculo ou ensaio geral sem cortes, cartazes e programas (se houver), mapa de luz e autorização assinada pelo pai ou responsável por atores menores de 18 anos.

Não serão cobrados ingressos para os espetáculos, porém os convites serão distribuídos pela comissão organizadora, reservando para cada grupo o número necessário para seus convidados. A retirada dos convites será feita contra entrega de pilhas e baterias, ação prevista pelo projeto de educação ambiental desenvolvido pelo educandário.

Mais informações sobre o festival pelo telefone 2522-1300 ou através do site www.cnsdfri.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade