Que as abóboras do Halloween mantenham os preços baixos dos tomates!

terça-feira, 05 de novembro de 2019

Antigamente, quando se queria traduzir um ambiente carregado ou uma fase complicada da vida, dizia-se “A bruxa está solta!”. Hoje, apesar das crises e dos tempos tumultuados, as bruxas ganharam uma espécie de vassouras turbinadas e estão, a todo vapor, no dia a dia da gente. Tamanha é a presença delas que o Dia das Bruxas, cada vez mais, ganha vitrines temáticas nas lojas de artigos para festas. Uma curiosidade que o Caderno Z nos traz é que no Brasil criou-se o Dia do Saci, em 31 de outubro, mas, o nosso personagem travesso não conseguiu ainda desbancar as bruxas.

Em Nova Friburgo os eventos ganham mais e mais adeptos e o “Z” deixa a sugestão para os aniversariantes da época produzirem seus festejos, usando e abusando da decoração a moda Halloween. Bem se vê que se pode criar tipos incríveis e agradar em cheio. A produção de Chico Figueiredo ficou perfeita. Eu diria tremendamente chic! Na diversão, o que vale é a criatividade. Paramentar-se no estilo Chico nem sempre é possível, porém, qualquer guarda-roupa que se preze, pode ter alguma opção para uma “indumentária” cênica e bonita, capaz de produzir belos efeitos. Ao contrário do que se sabe, o costume não veio dos Estados Unidos, mas, sim, da Irlanda, onde hoje se festeja o carnaval no país. Seja do jeito que for, as bruxas estão aí e bom mesmo é festejar.

Já que novembro está começando com ares de fim de ano, vamos pensar esse mês onze com as filosofias de Wanderson Nogueira: “A vida tem uma dança muito própria, cujo repertório se faz naquilo que foi, no que é e no que será...”. Escolhamos, então, para nosso par constante, o bom humor, afinal, viver sem graça não tem graça!

A feira livre de Olaria não pode mais se considerar livre, pois está presa aos debates sobre novos locais para a sua realização. A opiniões continuam divergentes e há gente querendo mudanças e gente que defende a permanência na Rua Manoel Lourenço Sobrinho. A prefeitura tem ideia de transferir a feira para o pátio da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana. Contudo, falta ainda “bater o martelo”. Sem a martelada não dá!

Não só de esportes vivem as olimpíadas. Basta dizer que Nova Friburgo está bem colocada na Olimpíada de Português, em que a aluna Kaylane Vieira, do Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira, disputará a final da etapa nacional. E tem mais: nossa cidade está sediando a 9ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Os estudantes de países estrangeiros estão hospedados no Sanatório Naval, acompanhados de seus professores. Que maravilha... Sucesso para todos!

Em “Há 50 anos”, o governo estadual anunciava o plano de construir três mil unidades escolares em todo o Estado do Rio. E, falando em estudos, começou nesta segunda-feira, 4, o período de renovação de matrículas nas escolas municipais, para o ano letivo de 2020. Para alunos novos, a pré-matrícula começará no próximo dia 28, indo até 5 de dezembro. Há uma série de informações e as consultas podem ser feitas no site da prefeitura. Na rede estadual, as pré-matrículas começam nesta terça-feira, 5. Consultem o site www.matriculafacil.rj.gov.br para todos os detalhes das inscrições. O saber não ocupa espaço, dizia vovó Mariana. A mente que se abre ao estudo não tem espaço vazio.

Em “Entrevista”, o ex-deputado Comte Bittencourt explica o seu rompimento com o governo municipal e lamenta pela sua condição de “conselheiro”, mas confessa: “Adoro o Renato [Bravo]...”. E arrematou que seu ideal político está acima das amizades. Sabemos que as mudanças afetam todos os segmentos da humanidade, inclusive, os políticos. Lulu Santos que venha nos acalentar, pois, “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia... tudo passa... tudo sempre passará...” Contudo, há coisas que não passam e permanecem pela seriedade de seus atributos, como lembrado em “Massimo”, o aforismo de W.Randolph Hearts: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”. E essa, custa muito caro. A propósito: nós estamos por um fio. Basta de tanta fiação nos postes. Feliz cidade para todos nós!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.