(SECOM) - Um senhor quase centenário. Este é o sobreiro - árvore de onde se extrai a cortiça - plantado há 94 anos pelos portugueses Antônio Alves Pinto Nunes e sua esposa, Carolina Pinto Martins, à época da construção do casarão da Vila Amélia, que hoje abriga a 151ª Delegacia de Polícia Civil de Nova Friburgo.
A árvore, em extinção no estado do Rio de Janeiro, em cujo território o exemplar friburguense é um dos poucos existentes, recebeu cuidados da Secretaria de Serviços Públicos, que removeu ervas de passarinho – planta daninha, que ataca a seiva da árvore, provocando a sua morte – e efetuou podas, mantendo o equilíbrio da fisiologia vegetal da planta.
O sobreiro é uma árvore nativa de Portugal e, portanto, muito cultivada pelos habitantes daquele país. À ocasião de sua plantação, pelas mãos dos portugueses Antônio e Carolina, que tiveram sete filhos, a fazenda que o abrigava foi batizada de Vila Amélia, em alusão ao nascimento da única filha do casal, de nome Amélia.
O casarão, construído em 1915, passou a ser a sede da 151ª DP na década de 1970, sepultando a história dos portugueses e o desenho original da edificação. O que resta deste momento perdido no tempo é exatamente o sobreiro plantado pela família Pinto, que até hoje produz cortiça de qualidade, embora sem aproveitamento.
Conhecendo a cortiça
A cortiça é um produto leve, impermeável contra líquidos e gases, e com membrana flexível, ideal para fabricação desde rolhas a salva vidas, de piso a juntas, roupas a porta-copos, porta-panelas e quadros de aviso. Não existe produto similar, seja natural ou artificial, com todas essas características que são únicas da cortiça, leve, resistente à fricção, compressão, expansão e de qualidade impermeável.
A árvore da cortiça cresce predominantemente em Portugal, Espanha e norte da África. Em Portugal, encontram-se 50% do total da produção mundial, principalmente por causa do clima e do tipo de solo que mantém as árvores crescendo continuamente. Entretanto, árvores de cortiça podem ser também encontradas em alguns países da Ásia.
Esta árvore tem uma casca que é única dentre todas as árvores do mundo. A casca do sobreiro é descascada do tronco e, novamente, seguida do nascimento de uma outra casca no mesmo lugar. Assim, todas as árvores são fonte desta matéria-prima.
Deixe o seu comentário