Mamógrafo do HRS atenderá pacientes de toda a região

segunda-feira, 13 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

“Isto é muito mais do que apenas inaugurar um mamógrafo. É uma prova da atenção que a saúde tem recebido deste governo.” Palavras do secretário-geral, Braulio Rezende, durante a cerimônia de inauguração do primeiro mamógrafo público do Centro-Norte fluminense, ocorrida na sexta-feira, 10, nas dependências do Hospital Raul Sertã , onde foi ativado e instalado numa sala especialmente preparada para abrigar o serviço de mamografia de Nova Friburgo.

Com capacidade para atender cerca de 250 mulheres por mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o mamógrafo, que é fruto de solicitação do vereador Marcelo Verly, esteve encaixotado por quase dois anos, antes que finalmente fosse colocado em uso. “É uma vergonha que só agora possamos estar oferecendo esse serviço, principalmente pela grande demanda que tal procedimento requer”, confessou o prefeito Heródoto Bento de Mello, lembrando ainda dos tempos em que Nova Friburgo era sinônimo de saúde, abrigando pacientes de todos os lugares em busca de recuperação.

A cerimônia, que reuniu secretários de governo, vereadores e representantes de diversos setores da sociedade, contou ainda com uma surpresa, quando o prefeito tomou no colo a menina Rafaela Andrade, de 3 anos, que aguardava atendimento nos corredores do hospital e pediu para que ela o ajudasse nos descerramento da placa inaugural. “Porque é para ela que fazemos isso, ela e as outras crianças que representam o futuro desta cidade tão cheia de pessoas modestas e simples”, disse Heródoto, que ainda pediu à classe médica para que se engajasse nessa cruzada, buscando a melhoria das condições de saúde para a cidade. “Tudo isso porque o muito que estamos fazendo ainda é pouco”, finalizou.

Na ocasião, foi revelado ainda que a prefeitura visa reformar o Centro de Tratamento de Urgência (CTU) junto à secretária estadual de saúde, de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além da revitalização do antigo setor de quartos particulares, aumentando para 45 o número de leitos disponíveis. Outra boa notícia destacada pelo prefeito foi a aquisição do prédio onde funcionava o hospital Novacór, afim de ampliar os serviços e atendimentos do HRS.

O secretário municipal de saúde, Ostwald Dantas dos Santos Filho, lembrou que o mamógrafo proporciona um dos métodos de diagnósticos mais importantes para a detecção do câncer de mama, podendo identificar o tumor até dois anos antes dele ser palpável, tornando possível a cura em até 90% dos casos. Os muitos avanços da área médica dos últimos anos passaram a permitir, por exemplo, a detecção de pequenos nódulos, com uma carga de radiação muito baixa, diminuindo os danos aos pacientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade