Parceria que dá certo

segunda-feira, 13 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Manoel Antônio Spitz Sodré (*)

Duas instituições de Nova Friburgo usam o nome da musa da música da mitologia grega, Euterpe, o que não é casual, mas uma identidade. A tradicional banda da cidade tem uma homônima no quinto distrito, a Sociedade Musical Euterpe Lumiarense, que foi fundada em 1891 por iniciativa das famílias Marchon, Spitz, Klein, Brust, Berbert, Heiderich, Martins da Costa e outras, de Lumiar. A Euterpe Lumiarense esteve ativa, desde sua fundação até 1940, sofrendo aí uma interrupção de atividades, retomadas nos anos 1960, época em que foi construída sua sede social. Esteve em atividade até os anos 70, quando foi de novo paralisada, com tentativas de revitalização nos anos 80 e 90. Em 29 de fevereiro de 2008, nova diretoria foi formada, os estatutos atualizados pelo novo Código Civil e toda a reorganização feita de acordo com a legislação em vigor.

Recomeçamos a trabalhar a partir da educação musical, voltada especialmente para jovens e crianças, num trabalho, ao mesmo tempo de resgate de uma tradição cultural local e de integração social. Neste momento, tem sido fundamental a ajuda que recebemos da Euterpe Friburguense, através da condução pedagógica do maestro Nélson José da Silva Neto, o Nelsinho, e da presença dos professores Gilney da Silva Oliveira e Diogo Gabriel Ouverney Maia.

Dentro desta perspectiva, a Banda-Escola Euterpe Friburguense se apresentou no coreto da praça Carlos Maria Marchon, em Lumiar, ao final de 2008, como parte desse esforço de reconstruir a formação musical em Lumiar. Além disso, a Euterpe Lumiarense desenvolve hoje vários trabalhos com crianças e adolescentes da região, entre eles, o estudo de flauta-doce, de percussão, de danças folclóricas e de teatro, oferecidos gratuitamente. Todo esse trabalho tem sido desenvolvido de forma voluntária.

A parceria entre as duas sociedades musicais é um início, o começo de uma retomada de uma antiga tradição e, neste processo a Euterpe Friburguense tem um papel fundamental que desperta a gratidão da comunidade lumiarense.

(*) Historiador, presidente da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade