Estrelas do balé clássico atestam excelência no ensino da dança em Nova Friburgo

segunda-feira, 13 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Duas grandes damas da dança clássica brasileira estiveram recentemente na cidade para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Bibiana de Sá Escola de Dança. Nora Esteves, ex-primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e Sonia Villela, ex-bailarina e atual ensaiadora do corpo de baile do Municipal avaliaram cerca de 80 estudantes de balé clássico da escola. A visita das bailarinas propiciou uma valiosa troca de experiências. “A escola é de um nível excelente. Um centro de excelência no ensino da dança”, afirmou Sônia Villela ao fim da avaliação.

Opinião semelhante foi dada pela bailarina Nora Esteves, enfatizando que a organização e a qualidade das instalações da escola são de “um nível excelente, tanto nas diversas turmas avaliadas quanto na seriedade do trabalho de Bibiana de Sá e sua equipe”. As duas bailarinas concordaram quanto à importância da avaliação externa para a formação do profissional de dança. Segundo Nora, “os alunos estão acostumados a trabalhar com os seus professores, e uma pessoa que não conhece esses alunos e não trabalha com eles diariamente vai ter uma opinião com menos envolvimento emocional”.

Para Sônia, é muito importante que o aluno tenha uma avaliação externa porque normalmente ele fica só no âmbito da escola e isso faz com que ele fique sem parâmetro em relação ao mundo. De acordo com ela, essas avaliações fazem com que os alunos se situem melhor no amplo universo da dança.

Além da avaliação, as bailarinas também conheceram de perto o projeto Dança ao Alcance de Todos, desenvolvido pela escola e recentemente contemplado e enquadrado pelo Ministério da Cultura na Lei Rouanet. Desenvolvido há dez anos, o projeto atende atualmente a cerca de 50 crianças da rede pública de ensino, oferecendo aulas gratuitas de dança.

Nora destacou a importância do projeto em um país com tantas diferenças sociais como o Brasil lembrando que muitos talentos nascem e crescem em meio a essas iniciativas. Para Sônia, os projetos sociais de dança diminuem as diferenças e dão oportunidade, através da arte, de elevar a autoestima das pessoas. “É esse nosso objetivo com o projeto Dança ao Alcance de Todos: beneficiar os que não têm tantas oportunidades e revelar talentos”, concluiu a idealizadora, Bibiana de Sá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade