Neste domingo, 18, serão promovidas mais duas atividades em comemoração ao Agosto Suíço, que em 2019 está celebrando também os 200 anos da chegada dos primeiros suíços a Nova Friburgo. Às 9h30, na Casa Suíça, em Conquista, distrito de Campo do Coelho, será feito o lançamento oficial do selo em homenagem ao bicentenário da imigração suíça. Logo em seguida, às 10h, será dada a largada para a 4ª edição do Route MTB, competição de ciclismo (mountain bike) cuja temática será voltada à colonização suíça.
As celebrações pelo bicentenário da chegada dos primeiros imigrantes suíços a Nova Friburgo tiveram início no último dia 1º, Dia Nacional da Suíça, com o hasteamento de bandeiras na Praça das Colônias, no Suspiro, e na Casa Suíça, ambas com a presença do cônsul-geral da Suíça no Rio, Rudolf Wyss, além de apresentações de danças e músicas típicas, coral, capoeira e o folclórico Cortejo de Lanternas.
O lançamento do selo
Um dos momentos mais aguardados do Agosto Suíço em 2019 é o lançamento oficial do selo comemorativo pelos 200 anos da chegada dos primeiros suíços à Nova Friburgo. A solenidade reunirá o cônsul Rudolf Wyss, autoridades municipais e membros das colônias dos povos formadores de Nova Friburgo.
A criação do selo foi uma iniciativa da Associação Nova Friburgo-Fribourg, da Casa Suíça e da Colônia Suíça de Nova Friburgo, com apoio da Fundação Dom João VI. A arte impressa no selo foi uma doação da Layout DMP, desenvolvida pessoalmente pelo diretor da agência, José Manoel.
“A ilustração busca exprimir a longa trajetória dos primeiros colonos suíços até a chegada ao Brasil, retratando as dificuldades desse percurso, que vitimou centenas de imigrantes. A arte retrata os Alpes Suíços se fundindo com o Cão Sentado, paisagens tradicionais e características da Suíça e de Nova Friburgo representando a grande aventura que foi aquela viagem”, explica José Manoel sobre o conceito da arte.
O selo será emitido pelos Correios a partir de novembro e fará parte das emissões postais comemorativas especiais de 2019, com o tema “Relações Diplomáticas: Brasil – Suíça – 200 anos da imigração suíça ao Brasil”.
Route MTB 2019
Após o lançamento do selo, às 10h será dada a largada para a 4ª edição do Route MTB, tradicional competição de ciclismo (mountain bike) promovida pela Montanha Sports, com apoio da Casa Suíça e da Associação Nova Friburgo-Fribourg. A disputa deve reunir entre 150 e 200 atletas profissionais e amadores vindos de diversas partes do estado e do país, como Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
A largada será em frente à Casa Suíça - Queijaria Escola, no quilômetro 47 da RJ-130, a estrada Tere-Fri, em Conquista. Os ciclistas percorrerão 68 quilômetros num percurso que passará por São Geraldo, Dona Mariana, pela localidade de Três Túneis, retornando para a Casa Suíça. Segundo a organização, os atletas de elite completam a prova em aproximadamente duas horas e meia, enquanto os ciclistas amadores fazem o percurso em cerca de três a quatro horas.
“A prova surgiu com a ideia de refazer o caminho percorrido pelos primeiros imigrantes suíços. A temática da prova é voltada à colonização suíça em Nova Friburgo, o que agrega um viés turístico à competição”, disse Orlando Mielli, organizador do Route MTB 2019.
Programação do Agosto Suíço
Fechando a programação do Agosto Suíço 2019, ainda será realizado o Festival do Chocolate nos próximos dias 23, 24 e 25, na Casa Suíça, com diversas atrações musicais, de dança, além das inúmeras delícias produzidas pela Frialp Queijaria e Chocolataria. A exemplo dos anos anteriores, o evento tem a expectativa de atrair milhares de turistas.
Deixe o seu comentário