(secom) - O secretário municipal de Saúde de Nova Friburgo, médico Ostwald Dantas dos Santos Filho, afirmou que já tinha conhecimento da realização, entre os dias 10 e 24 de julho, no distrito de São Pedro da Serra, do encontro de um grupo religioso, sob a denominação Sufi, evento que se realiza anualmente naquela localidade do município. No entanto, de acordo com o que explicou o secretário “não há como proibir a realização do encontro, por questões até constitucionais”.
Em função do número de participantes, oriundos de países que tenham registros de casos de gripe A, o secretário lembra ainda que nem as autoridades sanitárias nacionais adotaram, por exemplo, nenhuma medida de bloqueio ou proibições de viagens de estrangeiros ao Brasil ou de nacionais ao exterior. O secretário esclareceu que também não há motivo para tais medidas, pois os casos no país, conforme vem divulgando o próprio Ministério da Saúde, estão absolutamente sob controle.
O secretário Ostwald, entretanto, garante que não há motivo para a população ficar alarmada, acrescentando que a Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Epidemiologia e do Departamento de Saúde Coletiva, está pronta para monitorar e tomar as medidas cabíveis, caso seja necessário, relacionadas ao evento ou a qualquer outro acontecimento que envolva estrangeiros.
A orientação é que em caso das pessoas que tenham tido algum contato com quem tenha vindo do exterior (Argentina, Chile, Estados Unidos, México, Canadá, Austrália e Reino Unido) e desenvolverem os sintomas, que procurem orientação médica. Os telefones: 2523-1614 ou 2523-1889 estão à disposição para mais esclarecimentos.
Deixe o seu comentário