(SECOM) - O prefeito Heródoto Bento de Mello foi empossado como Presidente do Fórum Agenda 21 na Câmara Municipal de Nova Friburgo, no final da tarde da última segunda-feira, 06 de julho. À mesa da solenidade estavam também o secretário executivo de Preservação Ambiental, arquiteto Roberto Viana, o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e líder da bancada governista na Câmara Municipal, vereador Marcelo Verly (PSDB) e a coordenadora administrativa Alda Maria de Oliveira, além do coordenador geral da Agenda 21 Local, Paulo Roberto de Souza, que presidiu a sessão.
Voltada para o desenvolvimento sustentável, a Agenda 21 se baseia no plano de uso do solo que dividiu o município nas bacias hidrográficas dos rios Grande, Macaé e Bengalas. Até agora foram realizadas mais de cem reuniões do fórum com uma abordagem ecológica dos assentamentos, que tem por objetivo tratar das águas e enfrentar o desafio da preservação do meio ambiente no município.
O prefeito disse estar “visceralmente ligado à preservação ambiental de Nova Friburgo”, município que, ao longo de sua trajetória pública, vem ajudando a desenvolver e preservar e o qual considera, cada vez mais, um parque hídrico habitado. “Vamos desenvolver junto à Unesco a ideia do geoparque”, comentou o engenheiro Heródoto, dizendo ainda que uma das metas de seu governo é diminuir a emissão de gás carbônico por meio do novo trem projetado para a cidade, que atualmente tem um veículo para cada 2,5 habitantes. “Servir à natureza é o nosso dever e o nosso sonho de amor nos dias de hoje. Vamos fazer de Nova Friburgo uma cidade exemplar para todo o Brasil”, conclamou.
O secretário Roberto Viana lembrou que, em 1988, pela primeira vez um município brasileiro considerou no seu planejamento as bacias hidrográficas. “Há 22 anos, quando ninguém falava em aquecimento global e reciclagem de lixo, em Nova Friburgo já tínhamos uma lei que tratava dessas questões”, acrescentou, ressaltando ações pioneiras como a coleta seletiva do lixo e a criação da cooperativa de catadores e do Conselho Municipal do Meio Ambiente - Comman.
Viana disse ainda que, recentemente, em Brasília, o Plano Diretor de Nova Friburgo foi considerado um dos melhores do país, o que confere ao município crédito e prestígio fora de seus limites. “Estamos no caminho certo. As gerações que vão ocupar esta terra já terão a educação ambiental em seu currículo”, frisou.
Deixe o seu comentário