Nesta quarta-feira, 8, o programa Hora Técnica tem como tema a Nova Era para o Saneamento Básico em Nova Friburgo, discutindo o trabalho executado pelo Grupo Saneamento Ambiental Águas do Brasil, responsável desde janeiro último pela concessão de serviços e obras de águas e esgotos em Nova Friburgo.
Com investimentos estimados em R$ 80 milhões nos próximos quatro anos, a empresa tenciona construir uma infraestrutura capaz de coletar o esgoto de pelo menos seis estações de tratamento, tratando-o e devolvendo-o ao rio, ajudando, assim, a proteger o meio ambiente, valorizando o bem-estar e a saúde da população, além de melhorar a qualificação da cidade para receber turistas.
Vale lembrar que a falta de coleta e tratamento de esgoto sanitário é o serviço de saneamento básico mais deficiente do Brasil. Consta que a principal causadora da mortalidade de crianças até 5 anos esteja relacionada a condições precárias de higiene. No contrato de concessão da Águas de Nova Friburgo está prevista a criação de estações de tratamento de esgoto para servir ao município.
Os convidados participantes do programa de hoje são os engenheiros civis Walblir Rozales, coordenador da Câmara Técnica de Saneamento, Alexandre Bianchini, superintendente da Companhia Águas de Nova Friburgo, e Ivison Soares Macedo, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf) e secretário municipal de Meio Ambiente Urbano.
Realizado pela Aeanf, o programa Hora Técnica vai ao ar às 21h, pela TV Zoom, canal 10 do sistema RCA, e é aberto à participação dos telespectadores, que podem fazer perguntas pelo telefone 2519-2003. Para saber mais sobre a Aeanf basta acessar o seu site www.aeanf.org.br ou enviar e-mail para aeanf@gigalink.com.br.
Deixe o seu comentário