Editorial - Ausência sentida

terça-feira, 07 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

UM ASSALTO a uma casa lotérica, semana passada, à luz do dia, no centro da cidade, levanta novamente a questão do policiamento ostensivo nas ruas centrais, como já foi feito, e a ampliação da Guarda Municipal para colaborar na segurança urbana. A presença policial pelos principais pontos de circulação do centro da cidade garante aos pedestres um ambiente mais protegido e o Batalhão da Polícia Militar desenvolve um trabalho integrado com a comunidade, permitindo-se que as ações sejam participativas. Porém, ainda não temos um efetivo suficiente para permitir a cobertura desejada por todos.

PARA SE chegar a um estágio de integração comunitária desejável para as forças policiais, o esforço do comando é percebido através de inúmeros encontros, reuniões e debates sobre a melhor segurança para a cidade que ocorrem frequentemente, ou sob sua coordenação, ou participativamente com entidades preocupadas com o assunto. A política de relacionamento está dando bons frutos, com ações integrando os diversos setores da sociedade.

ALÉM DE efetuar um trabalho preventivo, a presença policial nas ruas dissipa a imagem conturbada que a sociedade tem das forças policiais, ora assistindo a intervenções significativas no mundo do crime, ora vendo cair a imagem positiva através do envolvimento de inúmeros policiais com a marginalidade. Felizmente em Friburgo isso não tem sido uma rotina como se vê em outras cidades.

ATITUDES como estas integram a sociedade numa questão que por muito tempo ficou à margem de suas intervenções, impedindo mesmo que a população tivesse chance de oferecer uma efetiva contribuição ao assunto. A segurança, durante muito tempo, foi encarada somente como um ‘caso de polícia’, negligenciando um tema de vital importância para o desenvolvimento das cidades. Felizmente o tempo passou.

A POSTURA participativa da PM e de entidades preocupadas com o assunto irá trazer importantes contribuições para a segurança de Nova Friburgo, formulando políticas que envolvam toda a sociedade, porém qualquer ação neste sentido requer fundamentalmente o aumento do efetivo para oferecer mais tranquilidade a todos. É o que a população aguarda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade