Diretores do Rotary Clube Nova Friburgo Caledônia e do Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje) inauguraram na tarde de terça-feira, 30 de junho, o Projeto Corrimão. Trata-se da colocação de 511 metros de corrimãos, incluindo quatro cancelas, nas dependências do Laje, a fim de facilitar a circulação dos idosos. A placa de inauguração foi descerrada pelo presidente do Rotary Caledônia, Edson Borges (que passa o cargo a Antônio Carlos de Souza nesta sexta-feira, 3), a presidente do Laje, Clélia Rangel, entre outros diretores de ambas as entidades.
Edson Borges falou da entrega oficial dos corrimãos no Laje, de grande importância para os abrigados devido à dificuldade que têm de se locomover. Foi um projeto desenvolvido por Edson para marcar sua gestão 2008/2009 do Rotary Caledônia. Os entendimentos foram feitos com o então presidente do Laje, Roberto Azevedo Figueira, que falou da necessidade dos internos de se locomoverem sozinhos e surgiu a ideia dos corrimãos. Dois eventos foram realizados para arrecadar recursos, um churrasco em setembro e um baile em novembro de 2008. E para satisfação de Edson Borges o projeto foi entregue na terça-feira.
Os corrimãos são de ferro galvanizado, pintados em azul, de aspecto simples, mas de grande utilidade para os internos. O presidente do Rotary Caledônia soube pelo serralheiro da obra que desde a montagem dos corrimãos os idosos já utilizavam as partes prontas demonstrando satisfação. No mês em que o Laje completa oito anos, Borges considerava o projeto de sua gestão como um presente aos que se encontram abrigados no Laje.
O presidente do Rotary Caledônia lembrou de outras ações anteriores que seu clube fez em benefício do Laje, como a entrega de uma Kombi, muito utilizada pela instituição até hoje. Outras ações do clube foram o Banco de Leite Materno, no Hospital Maternidade, em parceria com a prefeitura, bem como a entrega de um computador para que a equipe do Banco de Leite pudesse organizar suas atividades; a entrega de cem kits para bebês, com casaquinhos e sapatinhos de lã, confeccionados por sua mãe, Maria Tereza Borges, às mães que deram à luz no Hospital Maternidade; o Banco de Cadeiras de Rodas, um trabalho permanente do Rotary Caledônia, que já tem emprestadas 500 cadeiras a pessoas necessitadas por toda a cidade, inclusive no Laje; e o movimento que reuniu 270 doadores de sangue para o hemocentro este ano, além de alimentos e brinquedos para creches. “Foi um trabalho grande na parte social”, comenta Edson Borges, satisfeito.
Para Clélia Rangel, os corrimãos ofertados pelo Rotary Caledônia foram “uma bênção” para os vovôs, a maioria vítima de AVC (derrame cerebral), que precisam recuperar seus movimentos. Para isto eles contam com fisioterapia, muitos deles são cadeirantes e têm um trabalho para que deixem a cadeira de rodas, passando para o andador e a bengala.
Com a implantação do Projeto Corrimão os idosos passam diretamente da cadeira de rodas para o corrimão, o que ajuda muito no tratamento por lhes proporcionar firmeza e segurança, adiantando o processo de recuperação. Os mais de 500 metros de corrimão foram espalhados pela sede do Laje, como rampas e jardins. “Eles vão poder andar bastante agora”, anima-se Clélia, que faz agradecimentos à equipe do Rotary Caledônia “por este gesto de amor, carinho e dedicação”.
Deixe o seu comentário