Em Nova Friburgo, terceira idade também na era da informática

quarta-feira, 01 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Depois do projeto Roça 2.0, que tem o objetivo de integrar todas as 34 escolas municipais da zona rural de Nova Friburgo por internet (cujo projeto já está sendo analisado em Brasília), agora é a vez também da terceira idade friburguense entrar na era da informática. Começou a funcionar na última segunda-feira, 29, no Centro de Convivência, no Clube Xadrez, o laboratório de informática que visa à inclusão digital da terceira idade friburguense.

O laboratório de informática é composto por 12 computadores, terá a atenção especial de dois professores, e, inicialmente, já estão inscritos 44 alunos, divididos em quatro turmas diárias. As aulas são gratuitas, assim como todas as atividades desenvolvidas e destinadas especificamente aos frequentadores do Centro de Convivência que tiverem interesse em aprender sobre a tecnologia.

Segundo o coordenador do Centro, Gualter Moraes, “a ideia foi muito bem aceita, inclusive tem até fila de espera!”, declarou, empolgado.

Durante cerimônia simples, que marcou a instalação dos equipamentos, a idosa Maria Ilcy Vieira era uma das mais empolgadas com o projeto: “quero aprender a usar a internet para poder ficar mais próxima dos meus netos, eles não largam o computador! Já faço aulas pela manhã, agora mesmo que não sairei daqui! Vou ficar o dia todo!”, brincou.

A iniciativa de criar este laboratório de informática para a terceira idade partiu da emenda do vereador Marcelo Verly, que conseguiu o apoio do deputado federal, Márcio Fortes do PSDB/ RJ, junto ao Governo Federal, e foi implantado no município através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para o vice-prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto, que também é secretário municipal de Assistência Social e representou o prefeito Heródoto Bento de Mello, “o governo municipal está voltando atenção especial aos cidadãos friburguenses que estão na melhor idade. A inclusão digital em Nova Friburgo está realmente dando oportunidade de conhecimento a todos, não só aos jovens”, admitiu.

Dermeval aproveitou a oportunidade e informou que, em breve, serão instalados mais cinco centros de informática no município: na associação de moradores de Santa Cruz, na sede da ONG Eco Arte de São Pedro da Serra (ambas as regiões são áreas rurais), em Varginha, no Centro (prédio da antiga rodoviária ao lado da prefeitura) e na ONG Anastácia.

O vereador e líder do governo na Câmara, Marcelo Verly, disse que “o trabalho sério deve ser privilegiado. O Centro de Convivência está em plena atividade e prova disto é esta iniciativa”, destacou.

De acordo com o vereador Luciano Faria, presidente da Comissão de Apoio ao Idoso na Câmara, “estou muito satisfeito com este trabalho e o governo municipal, dentro do possível, está atendendo a todos os pedidos feitos pela comissão. Pretendemos proporcionar mais cursos aos alunos participantes do Centro de Convivência”, concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade