Pelo quinto ano, o aniversário de Nova Friburgo é comemorado também com pelo menos uma competição esportiva de atletismo. A Corrida e Caminhada pelo Aniversário de Nova Friburgo será no próximo domingo, 19, em comemoração aos 201 anos da cidade.
As inscrições estão abertas, e há as opções das corridas com percursos de cinco e dez quilômetros e a caminhada com três quilômetros. A largada será às 10h, na Praça Getúlio Vargas, e a expectativa é contar com centenas de participantes de variadas partes do Brasil. E até mesmo de outros países, como já aconteceu em edições anteriores.
Para participar é preciso se inscrever na Farmácia Estação Saúde ou no site www.ativo.com. A organização do evento é de Reginaldo de Azevedo, campeão da Maratona Internacional do Rio de Janeiro e conhecido atleta da cidade. “Nós fazemos um evento para que todos possam participar, e por isso tem também a opção de caminhada. Também valorizamos a inclusão social, com as participações de atletas paraolímpicos, cadeirantes, portadores de necessidades especiais e outros. O percurso é acessível para que todos possam participar, sejam atletas profissionais ou amadores. Agradecemos às empresas patrocinadoras e à prefeitura pelo suporte”, destaca Reginaldo.
Os percursos
O percurso de três quilômetros irá até a altura da sub estação da Energisa, na Avenida Euterpe Friburguense. Já os atletas dos cinco quilômetros vão retornar no trevo de Duas Pedras e os de dez quilômetros seguirão até o ciep de Conselheiro Paulino.
Um dos atrativos da prova é o trajeto plano, que possibilita a participação de pessoas que não treinam com tanta frequência, ou não possuem a preparação de atletas de alto nível.
Toda a prova será cronometrada, com direito a troféus e premiação para todos os inscritos. Além da divisão por distância, haverá ainda a premiação por faixa etária, que varia de 15 a 85 anos. São 14 no total. Os campeões gerais do masculino e feminino, do primeiro ao quinto lugar, ganham troféu especial e brinde.
Inclusão
Um dos participantes inscritos, que promete dar uma aula de superação e desportividade, é Manoel Jesus. Cadeirante, ele participa de eventos desde a Caminhada da Paz, ainda com perna mecânica, e já esteve presente em duas corridas com a cadeira de rodas.
Manoel vai participar da Corrida do Aniversário de Nova Friburgo pela terceira vez, e além da prática esportiva, sua presença na corrida será um alerta para a necessidade urgente de melhoria da acessibilidade nas ruas de Nova Friburgo e do Brasil.
“Eu vou participar pelo menos do início da prova e um pouco do retorno, pois com a cadeira eu não tenho condições de fazer todo o percurso. A partir desse ano pretendo estar mais em atividade, participando inclusive de eventos em outras cidades, e estou buscando uma cadeira adaptável. Mas o objetivo é fazer também um papel social. Sabemos que na nossa cidade e em muitas outras do país, muitos cadeirantes nem saem de casa, porque não há condições de mobilidade nas ruas. Temos que chamar essas pessoas para corrermos atrás de melhorias”, disse.
Deixe o seu comentário