Clima de fé e oração na festa do padroeiro do povoado Bom Jardim

terça-feira, 30 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Reinaldo Rocha

Mais uma vez foi coroada de sucesso a Festa de Santo Antônio, padroeiro do Povoado Bom Jardim, que sob orientação pastoral do padre Wander Luiz, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Duas Barras, e coordenação da equipe de festejos de Osimar Wernech e Alcir Vieira, reuniu grande número de fiéis. A expectativa positiva criada em torno da festa em honra ao padroeiro Santo Antônio mais uma vez foi alcançada, não tendo sido registrado nenhum incidente que prejudicasse o andamento dos festejos que, além da variada programação social, tiveram como ponto alto a programação religiosa, marcada por celebração da missa presidida pelo padre Wander e procissão.

A ampla programação nos dois dias de evento teve como destaque a inauguração do vestiário do Bom Jardim Futebol Clube, seguida de amistoso com participação especial do time do Duas Barras Indústria de Moto Peças; uma partida de futebol feminino entre o Riograndina Futebol Clube x Murinele Futebol Clube; leilão de animais doados por devotos da comunidade e municípios vizinhos e quadrilha do Povoado de Bom Jardim. O primeiro dia de festa foi encerrado com show da dupla Pachola e Pacholinha, que reuniu um grande número de populares. No segundo dia do evento a festa foi aberta com alvorada e queima de fogos, seguida de festival de futebol com jogo dos veteranos e participação das equipes Mariana FC x Vargem Grande FC; Lajeado FC x Esperança FC; Boa União FC x Ribeirão FC e Bom Jardim FC x Distrital FC. Na sequência aconteceu motocross, com disputas nas categorias estreante, nacional 2 tempos, trilheiro, nacional 4 tempos, importada, força livre e mini-motos. A programação esportiva foi encerrada com premiação do motocross para os três primeiros colocados e troféus aos cinco primeiros lugares.

Ao cair da tarde, contando com a presença de músicos da Sociedade Musical 8 de Dezembro, de Duas Barras, foi realizada retreta. Mas o ponto alto ficou mesmo por conta da celebração da santa missa, presidida pelo pároco Wander Luiz, com participação especial do Coral Santa Cecília, sob a regência de Paulo César. A programação religiosa foi encerrada com a tradicional procissão em louvor ao padroeiro Santo Antônio, que foi transportado pelos fiéis pelas ruas em seu andor belamente adornado com flores naturais. Coube às mulheres conduzirem o andor de Nossa Senhora Aparecida, que também participou da procissão.

Amistoso inaugura o vestiário do

Bom Jardim Futebol Clube

Para marcar a inauguração do vestiário do Bom Jardim Futebol Clube, ocorrida durante a Festa de Santo Antônio, padroeiro do Povoado Bom Jardim, localizado na zona rural de Duas Barras, aconteceu amistoso entre as equipes do Bom Jardim Futebol Clube e Duas Barras Indústria de Moto Peças Futebol Clube. Apesar do placar de 4 a 3 favorecendo a equipe visitante, o resultado não favorável ao time do Bom Jardim FC não tirou o brilho da festa, que foi marcada pela presença do prefeito Antônio Carlos (PMDB), do vice-prefeito Marco Serpa Alves, o Kinka (DEM), dos secretários de Obras José Henrique Lopes da Silva, o Zique; de Transporte Márcio José Chagas; de Educação, Ailton Táboas; de Meio Ambiente, Maurício Wermelinger, além de assessores ligados ao governo municipal, lideranças locais e populares.

A arbitragem do amistoso foi comandada pelo árbitro Osimar Wernech, um apaixonado pelo futebol de campo e um dos organizadores da Festa de Santo Antônio, padroeiro da localidade. O Bom Jardim FC, bicampeão municipal de futebol, entrou em campo com muita vontade de vencer o confronto amistoso, tendo a seu favor o apoio da torcida e o fato de estar jogando em casa. Para defender o time foram escalados Gemerson, Eduardo, Landinho, Aldinésio, Adriano, Rominho, Sandro, Ebinho, Jobinho, Serginho, Rildo e o radialista-locutor Buzica, que decidiu reforçar o time da casa atendendo a um convite do técnico Adalto Vieira de Souza, que comandou a equipe. Já os técnicos Eduardo e Flavinho, do Duas Barras Indústria de Moto Peças Futebol Clube, escalaram para o confronto os jogadores Pedrinho, Deleon, Natan, Neander, Ronan, Mariola, Bareta, Júnior, Jean Lucas, Danilo Luis. No banco de reserva estavam Érico, Lucas Loteria, Saulo, Douglas e Diquinho. O destaque do amistoso ficou por conta de Juninho Guedes, que marcou dois importantes gols para o time do Duas Barras e o meio de campo Bareta, do mesmo time que teve uma atuação brilhante na partida com o registro de importantes jogadas.

Por iniciativa da Câmara Municipal, o vestiário recebeu o nome de Orlando Vieira de Souza, ex-vereador do município por dois mandatos consecutivos e que muito trabalhou pelo desenvolvimento de Duas Barras. Durante o evento inaugural estiveram presentes a viúva do homenageado, Maria Xavier Pinheiro de Souza, seus dois filhos, Alcir Manoel de Souza e Valdecir Pinheiro de Souza; os irmãos Adalto Vieira de Souza, Zenir Rodrigues Vieira e Cacilda de Souza Viana, bem como genros, netos, bisnetos e demais familiares.

A obra, construída com recursos do governo do estado através do Plano de Apoio ao Desenvolvimento do Município (Padem), teve início na gestão do então secretário Rodevaldo Correa. O projeto, que consta de um vestiário com sauna e banheiro; um vestiário simples com banheiro; um vestiário com banheiro para os árbitros e um bar, só foi retomado com o início da gestão do atual secretário de Obras, José Henrique Lopes da Silva, o Zique, depois da definição de uma nova firma que, finalmente, concluiu as obras no prazo de três meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade