A concessionária EBMA adquiriu um equipamento de autoclave para esterelização e tratamento especial de todo o lixo hospitalar de Nova Friburgo. O equipamento instalado em regime provisório em janeiro já está, agora, em funcionamento permanente após a liberação de todas as licenças ambientais, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O autoclave foi um investimento de R$ 1 milhão da concessionária municipal de coleta e reciclagem de lixo. Nova Friburgo produz cerca de 20 toneladas por mês de lixo hospitalar recolhido por um veículo exclusivo em todas as unidades de saúde públicas e particulares.
Através do autoclave, o lixo é tratado em três fases distintas. Na primeira, o lixo é esterilizado por cerca de 45 minutos através do processo de circulação constante de vapor saturado com uma temperatura mínima de 145°C. Em seguida, é feita a exaustão do lixo que, finalmente, passa ainda por uma secagem.
Além de hospitais, a EBMA também recolhe este tipo de lixo em clínicas, pet shop e até de empresas que fazem tatuagem. O recolhimento do lixo hospitalar é feito diariamente nas unidades públicas e com hora marcada nas unidades particulares.
Deixe o seu comentário