As ruas de Monnerat devem lotar neste feriado de sexta-feira santa, 19, para a encenação ao ar livre da Paixão de Cristo. O evento, que já se tornou tradição e um dos maiores do distrito de Duas Barras, acontece às 19h30, e deve atrair mais de duas mil pessoas. O espetáculo de fé retrata a passagem de Jesus Cristo entre os homens. Começa com o anúncio de João Batista, sobre a vinda do salvador, o nascimento do Cristo, rememora alguns milagres e encena a via crucis até o Calvário e a crucificação.
Iniciativa da Paróquia Nossa Senhora da Guia, a encenação será realizada em seis palcos montados no entorno da Praça Viúva de Monnerat. Cerca de 60 pessoas participam, direta e indiretamente, da montagem, que está em sua quarta edição. Fiéis católicos representam os personagens bíblicos. Há ainda a participação de fiéis de cidades vizinhas. O evento é executado pelo Grupo Resgate e conta com apoio do comércio local e também da Prefeitura de Duas Barras.
A montagem da Paixão de Cristo ao ar livre em Monnerat é uma das poucas que ainda resistem na região. O espetáculo, que costuma atrair não somente fiéis do cristianismo, é atrativo turístico de muitas cidades no país, movimentando a economia local.
Em Friburgo, mais uma vez a Via Sacra Viva não será realizada
Em Nova Friburgo, espetáculo semelhante, a Via Sacra Viva, não será realizada, novamente, este ano. Tradicional no município, a encenação acontecia na Via Expressa, em Olaria, e mobilizava mais de 250 pessoas na organização do evento. Cerca de oito mil acompanhavam o espetáculo, que saía da Praça Sant´Anna, no Cônego, e seguia pela Via Expressa, passando pela Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape) até o Parque de Eventos, onde ocorria a encenação da crucificação de Cristo e sua ressurreição.
Mais do que um projeto de evangelização, a Via Sacra Viva era uma atração turística, que chegou a ganhar, em anos anteriores, o prêmio de melhor evento religioso de Nova Friburgo. Católicos de várias cidades vizinhas costumavam prestigiar o espetáculo. O projeto começou pequeno com o Grupo Jovem da Paróquia de Sant’Anna, no Cônego, em 1990. Na época, compreendia uma caminhada em volta do templo. O aumento do público no decorrer dos anos resultou na transferência da atividade para a Via Expressa. A última edição ocorreu em 2015.
A VOZ DA SERRA questionou, na última semana, a Paróquia de Sant’Ana sobre quais motivos levaram ao fim da encenação, que chegou a somar 21 edições, mas o jornal não obteve as informações. Já a Diocese de Nova Friburgo comentou, em nota, que a iniciativa da organização do evento era da comunidade do Cônego, com o auxílio pastoral da Paróquia de Sant’Ana. “Fica a cargo de cada paróquia avaliar as condições concretas que apresentam para a viabilidade de eventos em cada tempo litúrgico”, diz a nota.
Deixe o seu comentário