A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo deu um passo importante para tentar reduzir ao máximo o constante desabastecimento do banco de sangue. A partir deste mês o Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, vai funcionar um sábado a cada mês para realizar as coletas.
A novidade começa no próximo dia 13. O horário do atendimento especial aos sábados será sempre das 8h ao meio-dia.
Atualmente, o Hemocentro de Nova Friburgo recebe, em média, dez doadores por dia, o que é pouco, já que a quantidade ideal seria de 30 por dia. A expectativa da Secretaria de Saúde é que o hemocentro receba uma média de 50 doadores em cada sábado de funcionamento especial.
Para movimentar o banco de sangue logo no primeiro fim de semana de plantão, o diretor médico do Hospital Municipal Raul Sertã, Arthur Mattar, convidou um grupo de torcedores do Botafogo para doarem sangue. “Conversei com vários amigos botafoguenses e eles já confirmaram presença. Vamos começar nossa campanha com o pé direito”, disse Arthur.
A secretária de Saúde de Nova Friburgo, Tânia Trilha, lembra que o hemocentro estará aberto para todos, não sendo uma ação específica da torcida alvinegra. Mas, ela destaca a importância da união de grupos para promoverem mais doações. “Recentemente tivemos um trote solidário da UFF que foi um sucesso. Os calouros da universidade fizeram uma doação coletiva que ajudou muito nosso banco de sangue”, destacou a secretária.
As outras datas, a partir do mês de maio, serão divulgadas de acordo com a montagem das equipes de plantão.
Deixe o seu comentário