Captação de água: para Friburgo, a “obra do século”

sábado, 30 de março de 2019

Pesquisado por Guilherme Alt
Edição de 30 e 31 de março de 1969.

Manchetes:

  • Captação de água em Nova Friburgo - Já iniciados os novos trabalhos de captação d’água, objeto da concorrência pública aprovada pela Prefeitura Municipal. Água de primeira qualidade e em quantidade suficiente às necessidades da nossa cidade até o ano 2000. Os serviços, no seu total, terão custo superior a dois milhões de cruzeiros novos, sendo chamada de “A obra do século para Nova Friburgo”. Colhemos ainda o flagrante na solenidade de assinatura do contrato de construção da barragem para captação d’água e vários outros serviços do novo sistema de abastecimento. Presentes o prefeito, vereadores, autoridades, representantes classistas e da empresa vencedora da concorrência.    
  • Os denunciadores de falsos crimes irão para cadeia - “O ministro Gama e Silva explicou, numa roda porque o governo não podia deixar de baixar o regulamento da CGI, enquadrando os denunciadores de falsos crimes e os veiculadores de ofensas caluniosas a honorabilidade dos cidadãos”.
  • Sinfonia de colibris - Verdadeira explosão de cores - Água açucarada, dezenas e mais dezenas de garrafas penduradas nas casas e cercanias são encontradas em nossa cidade a disposição dos lindíssimo beija-flores. Um espetáculo permanentemente empolgante.
  • Emil Cleff: grande homem, grande coração - Em uma homenagem de saudade, operários erguem seu busto na cidade. A reverência à sua memória será no próximo dia 7 de abril com a inauguração de um busto do ilustrre e querido diretor técnico da fábrica Ypu, falecido no último 21 de dezembro de 1968. Se vivo fosse, Emil Cleff completaria, em abril, 100 anos. Artista dos mais consagrados em passamanaria, o saudoso, até às vésperas de sua morte, trabalhou sem cessar. Seu busto em bronze será inaugurado dia 7 de abril no pátio-jardim da pujante indústria friburguense.     

Pílulas:

  • Ao que conseguimos apurar o governo federal está grandemente interessado em conhecer todos os detalhes relacionados ao Plano Nacional de Saúde, já que passou a fase de experimentação do mesmo e de agora em diante, a coisa deverá funcionar com eficiência natural e desejada. Sabemos ainda que, havendo qualquer resistência à perfeição e sentido altamente social da medida, a reação governamental será severa.
  • Calou profundamente o nosso suelto relacionado com a falta de publicação das tabelas de preços as que estão sujeitos os usuários das variadas categorias do Plano Nacional de Saúde. O povo deve e precisa saber, com detalhes, o “quê e por quê” lhe exigem determinada coisa ou determinada quantia.
  • O governador Geremias Fontes continua a fazer modificação básica no seu estafe administrativo. Agora, saiu o chefe do Gabinete Civil, dr. Soeiro de Carvalho, pessoa das mais discutidas no seio da administração fluminense. Pelo fato, há muito mais euforia que tristeza nos redutos da política fluminense.
  • Rua Emil Cleff. Decisão última do Legislativo em aprovando mensagem do Executivo. Homenagem a um emérito cidadão e adiantado industrial, viga mestra, do extraordinário progresso da Fábrica Ypu, nas três últimas décadas, recentemente falecido e que no mês de abril completaria 100 anos de vida. Preciosa existência.

Colunas

  • Em “Nova Friburgo na Sociedade”,  W. Robson assina “Discos Voadores”.  “Falarei sobre discos. Não o de Dolores Duran, açucaradas mensagens de amor ou dos intragáveis Teixeirinha, recados de estupidez. Os que me refirirei agora, são os chamados Discos Voadores, tão em evidência como o assustador povoamento da então solitária Ilha Grande... Quanto a eles confesso a minha incredulidade, muito embora respeite os olhos esbugalhados e o esbanjar de detalhes dos que se ufanam e juram se cruzar os dedos já os terem visto. Quero que saibam, entretanto, a razão da minha dúvida. Faz tempo quando Babá, este filho que adoro como se adora o bom, quando a brincar no fundo do meu quintal, encontrava uma tampa de alumínio de panela velha que virara prato de comida pra cachorro. Levado como ainda o é, lançou-o ao ar como a descrever curvas sobre os quintais da vizinhança. Foi o bastante para que uma senhora gorda, dessas que se diz intelectualizada dos pés a cabeça, amante das trovinhas de Luiz Otávio, saísse do banheiro ainda ensaboada aos gritos, afirmando comovente, num tremer de banhas, ter visto um Disco Voador. E os detalhes? Ah os detalhes. Os mais minuciosos, chegando ao cúmulo de descrever seus tripulantes, um senhor de certa idade com cara de coelho da India tendo uma obturação de ouro no terceiro molar e uma mulher esperando de quatro para cinco meses.”

Sociais

  • AVS registra os aniversários de: Tatiana Bravo, Joaquim Pereira Bispo e Sérgio Moreira (30); Ronaldo Laginestra e Eugênio Leal Pinto (1º de abril); Senador Vasconcelos Torres, José dos Santos e Eliana Batista (2), Elizabeth Ventura (3); Denise Ventura (4) e Célia Araripe (5).

 

 

Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.