Começa na nesta sexta-feira, 26, a tradicional Festa de São Pedro da Serra. Como de costume, os festejos contarão com exposição de produtos agrícolas da região, oficinas de artesanato, intervenções culturais e, é claro, aquele quinhão de música, típico e esperado por todos que visitam o simpático distrito.
A programação tem início às 18h, com uma missa celebrada pelo padre Jeferson da Nóbrega, seguida por apresentação do hino de Nova Friburgo pelas crianças da Escola Municipal São Pedro da Serra e uma homenagem aos antigos realizadores da festa, que seguirá durante toda a noite com apresentações de forró e viola, com músicos da terra, como Nandinho do Pandeiro e o grupo Nó Cego, com sua tradicional levada de MPB e forró, sempre culminando numa sensacional ciranda no meio do público. A banda Efeito Estufa também marcará presença por lá ficando responsável por encerrar a noite, com pop rock e um pouco de reggae.
O sábado, 27, esquentará logo cedo, com diversas partidas de futebol infantil no campo do São Pedro, a partir das 10h. Durante a tarde, às 14h30, acontece na praça central do distrito uma apresentação d’O Circo de Céu Aberto, de Fabiano Freitas. Em seguida, às 16h, acontecerá o relançamento do livro Festa de São Pedro História e Cultura na Ecoarte, contando com a presença do idealizador do projeto, Robson Heringer e um bate papo com os autores, Jorge Miguel Mayer, Regina Lo-Bianco e Rominique Schimidt, com apresentação musical de Marta Taruma e Glauco Villasboas.
A festa prosseguirá com uma quadrilha infantil, organizada pela Escola Municipal São Pedro da Serra, seguida por uma celebração religiosa e uma quadrilha adulta interativa, quando todos que estejam vestidos a caráter serão convidados para comemorar o grande casório na roça. A noite se encerrará com a música de Antônio Valério e Gabriel, Dom Quixote, Os Cabras (com participação especial de Fidélis) e a Banda L57.
No domingo, 28, novamente é com bola que o dia de festas começa, com um Festival de Futebol no Campo do São Pedro, às 10h, e missa celebrada pelo padre Jeferson, às 11h. A igreja também promoverá um almoço comunitário a partir das 12h, no Colégio Estadual José Martins da Costa.
A música volta a tomar conta durante a tarde, com uma roda de samba no Largo da Estrela, apresentação de Tai Chi Chuan na quadra de esportes do distrito, e nova apresentação d’O Circo de Céu Aberto na praça, seguida por Nego Dé & banda realizando um tributo em homenagem aos compositores negros, e às 16h30, será a vez do Projeto Rio-Minas. A festa continua com leilão e o bingo de um bezerro, doado por Naim Pedro, e a música do grupo católico Banda Israel, seguida pelo forró de Wlad e Sua Gente. O grupo Expresso Santiago encerrará a noite.
A segunda-feira, 29, dia do padroeiro, começa com alvorada de fogos e repicar dos sinos, às 5h. As comemorações prosseguem com a Olimpíada Inter-Escolar, da qual participarão os colégios estaduais José Martins da Costa e Carlos Maria Marchon. Às 11h, haverá missa com o padre Jeferson seguida da inauguração da praça Yolanda H. Eller e da escadaria da Sagrada Família. Às 17h acontecerá a tradicional Procissão de São Pedro acompanhada pelo Ministério de Música Nossa Senhora de Fátima de Boa Esperança, seguida por missa e leilão. Por fim, às 20h, haverá a coroação do rei e rainha da Festa de São Pedro, que tem seu fim ao som do grupo Forró e Companhia.
A festa é organizada por uma comissão presidida por Jailton Barroso Eller e é uma realização da Igreja Católica e da Associação de Moradores e Amigos de São Pedro da Serra. Vale destacar ainda que nos dias de festa não será permitida a presença de vendedores ambulantes.
Deixe o seu comentário