Prefeito quer promover campanha nacional de doação de livros

sexta-feira, 26 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Aproveitando a visita da Secretária de Estado de Educação, a friburguense, que veio a Nova Friburgo na última segunda-feira, 22, participar do lançamento de dois programas do governo estadual, o prefeito Heródoto Bento de Mello resolveu propor a realização de uma campanha de âmbito nacional para a doação de livros à província angolana do Bié. A governadora da província, dona Cândida Celeste, visitou o município na semana passada exatamente para agradecer a doação dos 890 livros destinados pelo diretor da Biblioteca Pública Municipal, o escritor Álvaro Otoni, à cidade de Kuito, capital do Bié, o que proporcionou a inauguração de sua primeira biblioteca.

Sensibilizado pelo estado caótico do pós-guerra, conforme foi narrado pela governadora, o prefeito Heródoto também já havia acatado, de imediato, sugestão do vereador Edson Flávio Coelho, no sentido de fortalecer os laços de amizade entre Nova Friburgo e aquele país africano. O chefe do executivo autorizou o legislador que lidere comissão organizadora do intercâmbio que vai selar a aproximação, de fato, com um dos países de predominância negra que constituem a colonização local. Desde a década de 1980, Nova Friburgo tornou-se o primeiro município brasileiro a hastear o pavilhão pan-africano de Marcus Garvey (líder e ativista negro jamaicano), mas ainda não havia estabelecido ligação direta com nenhum país da África. A iniciativa reforça os laços com o movimento pan-africano, representado na cidade pelo Centro Cultural Afro Brasileiro Ysun Okê.

Contatos com escritor moçambicano Mia Couto

Após ouvir da própria governadora, na última sexta-feira, 19, sobre as dificuldades de seu estado, e de ter se sensibilizado com Cândida Celeste informar que levaria para o seu país como uma das melhores experiências que viu em Nova Friburgo, exatamente a unidade móvel da biblioteca, instalada num ônibus, o que propiciará que ela leve cultura e leitura aos mais diversos pontos de sua província, o prefeito defendeu que deveria ser desenvolvida uma ação que marcasse essa aproximação dos dois povos.

Como a campanha de doação de livros pela população lhe fora sugerida pelo secretário de Comunicação Social, Girlan Guilland, na noite da própria sexta-feira, em reunião da governadora, na sede da CDL/NF, o prefeito resolveu ampliar a proposta e propô-la ainda de forma mais abrangente, em âmbito nacional. Na passagem da secretária Tereza Porto pela cidade e em sua rápida visita ao gabinete do chefe do Executivo na última segunda-feira, 22, o engenheiro Heródoto não perdeu tempo em convidá-la a ser madrinha da campanha.

Acompanhada ainda de sua mãe, a também secretária municipal de Educação, professora Ledir Porto, Tereza disse que sob a orientação do prefeito acataria qualquer iniciativa. Ela ouviu ainda de sua própria mãe, sugestão de que seja convidado o escritor moçambicano Mia Couto para ser uma espécie de embaixador da campanha. Em visita ao país no próximo dia 2 de julho para o 2° Festlip - Festival do Teatro da Língua Portuguesa do Rio de Janeiro, o autor e dramaturgo está sendo contatado pelo próprio escritor e diretor da Biblioteca local, Álvaro Otoni, para que ele dê sinal verde de sua participação na campanha.

A princípio, conforme apelou em emissora de rádio local esta semana, o prefeito pede às pessoas que já possuem livros para doar que os levem à biblioteca. Depois serão organizados postos de recebimento e coleta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade