O Show de Pedro Osmar

quinta-feira, 25 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

"Comprei uma caixa de lenços e não trouxe nenhum”. Foi assim, com bom humor, que o radialista Pedro Osmar começou o discurso emocionado que fez na sessão solene realizada na noite de terça-feira, 23, na Câmara de Vereadores. Contando com a presença de convidados ilustres da comunidade local, Pedro Osmar foi homenageado em sessão proposta pelo vereador Marcelo Verly e com aprovação unânime dos parlamentares por seus 40 anos de carreira.

O radialista teve a oportunidade de passar por uma noite em que todos os olhos estavam voltados em sua direção. Puderam notar, em primeira mão, a emoção que tomava conta e disparou quando, em seu discurso, o radialista lembrou a dura batalha contra o álcool e o sofrimento enfrentado nas noites frias “em que se bebia uma ou outra pra esquentar”, como relatou o amigo do homenageado, o deputado estadual Rogério Cabral, ao se referir aos tempos de sua juventude, quando ainda organizava festas em São Lourenço e tinha de ajudar um alcoolizado Pedro a subir ao palanque. “Mas ele nunca deixou de cumprir com seus afazeres, sempre foi brilhante como é agora”, salientou Cabral.

A importância de Pedro Osmar para o meio rural também foi lembrada pelo amigo Afonso Monnerat, prefeito de Bom Jardim, assim como pelo vereador Manoel Martins. Ambos recordaram dos tempos em que, sem telefone, só podiam contar com as notícias enviadas por Pedro Osmar. “Várias vezes ele anunciou pela rádio que alguém havia recebido alta no hospital para que os familiares pudessem buscar a pessoa”, lembrou o vereador.

O líder do governo na Câmara, vereador Marcelo Verly (PSDB), autor da homenagem, lembrou a importância do trabalho de Pedro Osmar como radialista e jornalista. “Sempre contribuindo com a cidade, Pedro Osmar é uma lenda viva, um homem com uma bela história de vida, com um grande trabalho realizado. Homenageando Pedro, homenageamos toda a imprensa friburguense”, declarou o vereador, que ainda comparou o homenageado a um herói, tamanha a importância do trabalho do radialista. “Um povo que reconhece seus ídolos, seus heróis, personificados em Pedro Osmar neste momento, esse povo tem a capacidade de crescer, evoluir, melhorar, ir além”, disse Marcelo Verly, ressaltando que palavras como coragem, tato e discernimento são definições claras da trajetória profissional de Pedro Osmar.

Trajetória reconhecida

“Um homem a serviço de seu semelhante”. Assim Pedro foi definido no texto escrito por sua filha, Kiscilla Rola, e lido pelo filho Pedro Henrique, contando a história da pessoa humilde, nascida na cidade de Aperibé, antigo distrito de Santo Antônio de Pádua, em 1949. Foram lembradas as dificuldades enfrentadas por Pedro Osmar - que hoje tem quatro filhos e um neto - no início de sua profissão, quando ainda era servente de pedreiro na construção do Edifício Itália, passando pela fama de Rei dos Boleros, a entrada para o grupo Alcoólicos Anônimos, a decisão de parar de fumar, a coluna A Voz das Ruas, que assinou durante anos em A VOZ DA SERRA e, finalmente, os 12 anos do programa O Show de Pedro Osmar, na Nova Friburgo AM.

O vereador Vanor Breder citou a importância de Pedro para os ouvintes friburguenses, lembrando do caso de uma senhora que ele conheceu na localidade de Pilões, no distrito de Campo do Coelho e que, ouvinte e admiradora do radialista, firmou-se como exemplo de público fiel há mais de 30 anos, sem nunca ter visto o rosto do radialista. O vereador Edson Flávio, que também já foi radialista, falou dos problemas para conseguir vender espaços publicitários em um programa de rádio.

Pedro Osmar também recebeu moção de aplauso da Alerj pelas mãos do deputado estadual Rogério Cabral, uma placa simbólica da Câmara de Vereadores e uma obra do pintor Felga de Moraes, entregue pelo secretário municipal de Comunicação Social, Girlan Guilland, representando o prefeito Heródoto Bento de Mello.

O radialista disse ter acompanhado vários planos econômicos, assim como governos, mas que sempre cumpriu, independente do regime em que se encontrasse, com seu propósito de ir aos lares das pessoas, levando conforto e esperança. Emocionado após rememorar sua batalha contra o álcool, Pedro Osmar declarou: “É bom ter motivos pra chorar, porque isso significa que também tenho muitas histórias para contar”. Disse ainda que está no melhor momento de sua vida profissional, uma fase em que pode falar sem temores “para aqueles que não têm voz e que normalmente não têm quem fale por eles”.

A cerimônia, repleta de amigos, colegas de profissão e autoridades, contou com a presença de grandes nomes do cenário friburguense, entre eles, o diretor de A VOZ DA SERRA, Laercio Ventura; a vice-diretora do Sanatório Naval, capitã Maristela de Almeida; o empresário Tony Ventura; o apresentador Modesto Arouca, da TV Zoom; o colunista de A VOZ DA SERRA, Luiz Antônio Dias, representando a Associação Friburguense de Imprensa; o diretor da Rádio Nova Friburgo AM, Leonardo Asth; o médico Norberto Louback Rocha, também colunista de A VOZ DA SERRA; o coordenador da Agenda 21 Local, Paulo Roberto de Souza, além da esposa de Pedro Osmar, Maria José, e seus filhos Pedro Henrique e João Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade