Chamada final

sexta-feira, 22 de março de 2019

Para pensar:

“Quando a corrupção entra em cena, a lei deixa de ser igual para todos.”

Ilona Szabó

Para refletir:

“Quanto maior o poder, mais perigoso é o abuso.”

Edmund Burke

Chamada final

Seguramente já faz mais de um ano que a coluna vem alertando para os enormes benefícios que uma lei de bairros pode trazer a nosso município, caso venha a ser instituída a tempo de ser articulada com o levantamento de informações do Censo 2020.

Como já explicamos algumas vezes, tal legislação permitiria que os indicadores venham a ser discriminados com precisão de bairro, e não de distrito como é atualmente.

De novo?

Desnecessário enfatizar que tal base de dados permitiria a elaboração de políticas públicas muito mais eficientes, reduzindo custos e potencializando resultados.

Já faz tempo, no entanto, que este projeto tramita pela Câmara Municipal, sem chegar ao plenário, e o prazo está se tornando verdadeiramente apertado.

Se a coisa não acontecer rapidamente, podemos perder a oportunidade da mesma forma como já aconteceu em 2009.

Interesse geral

Existem defensores, dentro do IBGE, de que o Censo 2020 seja o último a ser realizado nos moldes que conhecemos.

Segundo essa linha de argumentação, a partir de então as pesquisas deveriam ser constantes, e feitas por amostragem.

Pode ser que se confirme, pode ser que não.

De todo modo, extrair o melhor proveito do Censo 2020 é interesse geral, e deveria ser o tipo de pauta capaz de unir os esforços de todos os agentes públicos.

Secretários

Duas notícias rapidinhas envolvendo secretários municipais.

Uma boa, e outra nem tanto.

Comecemos pela boa.

Turismo

Na tarde desta quinta-feira, 21, o deputado federal Luiz Lima e o secretário de Turismo de Nova Friburgo, Pablo Sprei, se reuniram em Brasília com o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para tratar de ações de fomento ao turismo na região serrana do Rio de Janeiro.

Em pauta, dois importantes projetos: o MercoSerra e Caminhos de Nova Friburgo.

Caminhos

De acordo com a assessoria de Luiz Lima, o projeto Caminhos de Nova Friburgo desenvolve um plano de integração entre os distritos de Nova Friburgo, reunindo circuitos e atrativos turísticos do município e buscando colaborar com o escoamento da produção rural.

O programa prevê a revitalização de 112 quilômetros de estradas (ao todo são 207 quilômetros no circuito), por todos os distritos de Nova Friburgo, e contempla sinalização por placas seguindo as orientações do Guia Brasileiro de Sinalização Turística (Embratur).

MercoSerra

Já o MercoSerra é descrito como uma Agência de Desenvolvimento Econômico Regional, que visa ações integradas pelo fortalecimento socioeconômico, turístico e cultural de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.

O projeto é um esforço conjunto de empresários e entidades de classe para fortalecer o potencial dos três municípios, através de aperfeiçoamento e expansão infraestrutural.

Aspas (1)

“Estive anteriormente em Brasília reunido com o deputado Luiz Lima e demonstrei todo o potencial turístico da nossa região. Ele ficou muito impressionado e articulou a reunião com o ministro do Turismo para que possamos tirar do papel todas as ações para incrementar o turismo na região. Queremos ser referência, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a região”, afirmou Pablo Sprei.

Aspas (2)

“A Região Serrana do estado possui um potencial turístico muito grande, com roteiros de charme, turismo ecológico, atividades esportivas, além de ser um importante polo gastronômico e cervejeiro para o nosso estado. O desenvolvimento do MercoSerra e do Caminhos de Nova Friburgo possibilita a expansão em larga escala do turismo na região, transformando os municípios em grandes potências turísticas e econômicas. Nosso mandato está à disposição para colaborar com todas as frentes para tornar realidade esses grandes projetos”, declarou Luiz Lima.

Obras

Já a outra notícia é bem menos elevada, digamos assim.

Afinal, na manhã do mesmo dia, um automóvel público a serviço do secretário municipal de Obras encontrava-se parado em área de carga e descarga na Rua Monte Líbano.

Um caminhão chegou querendo descarregar, a população começou a questionar o agente de trânsito, e ele fez o que tinha que fazer, o mesmo que teria feito com qualquer outro veículo na mesma situação: acionou o reboque.

Igual para todos?

Ao agir corretamente, contudo, o agente se deparou com forte resistência por parte das forças do sistema.

Foi repreendido na frente de todos que passavam, mas não se intimidou e cumpriu com seu dever.

Afinal, por que deveria agir diferente?

Diga lá, por que?

Exemplo?

Seria de se esperar que um governo sério, numa hora dessas, desse o exemplo e punisse a infração com rigor, não?

Pois é, mas definitivamente não foi o que aconteceu por aqui.

Ao chegar ao pátio da Smomu o carro já era esperado pelos secretários de Obras e de Mobilidade Urbana, ao som de algumas perguntas impublicáveis.

Neste segundo ato também falou-se que a prefeitura já teria condenado a apreensão.

Vergonha

Relatos dão conta de que o veículo foi liberado imediatamente, sem elaboração de Guia de Recolhimento de Veículo (GRV), embora saibamos que uma possa ser “providenciada” a qualquer hora.

Enfim, o episódio todo representa uma vergonha para o governo, mais uma oportunidade desperdiçada de dar um bom exemplo e demonstrar um pouco de retidão.

Mínimo

Espera-se, agora, que o Palácio Barão de Nova Friburgo ao menos dê transparência à forma de pagamento do reboque, e não leve adiante qualquer forma de assédio ao agente em questão.

Aliás, a coluna deixa claro que dará publicidade a qualquer ato de retaliação que eventualmente seja cometido contra ele.

Mais respostas

Logo após o fechamento da coluna de ontem, os leitores Gilberto Eboli, Manoel Faria e Manoel Corrêa enviaram resposta corretas ao nosso mais recente desafio fotográfico.

Parabéns a todos!

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Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

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