O Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg) fez assembleia semana passada na Loja Maçônica Indústria e Caridade para prestar contas das atividades realizadas desde o ano passado e prever ações a serem desenvolvidas pelo órgão até o ano que vem. O presidente do Conseg, Zury Maurer, fez um breve histórico das atividades da instituição que culminou na elaboração do Diagnóstico da Violência e Criminalidade, disponibilizado pelo Conseg e que deverá orientar as autoridades municipais a desenvolverem políticas públicas de combate a violência.
Algumas informações e dados estatísticos que constam no diagnóstico, inclusive, serviram para estudos preliminares da futura Secretaria de Ordem Urbana e elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública. O superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), coronel Hudson de Aguiar Miranda anunciou que pretenderá desenvolver diversas ações e parcerias com a comunidade friburguense junto com o Conseg, que pretende aproximar-se ainda mais do poder público para o desenvolvimento de políticas de segurança.
No evento, o coronel Hudson fez uma explanação sobre o Plano Municipal de Segurança apresentando os 20 compromissos da prefeitura para desenvolver políticas de segurança no município. “A prefeitura está atenta às questões que preveem a melhoria e o restabelecimento da ordem em Nova Friburgo”, observou Hudson lembrando que o Plano de Segurança será apresentado durante a 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública, que acontecerá mês que vem.
Ainda durante a reunião, o diretor de integração institucional do Conseg, o advogado José Carlos Alves, apresentou as propostas do conselho diretor da instituição para a reforma estatutária, aprovadas por unanimidade. Na ocasião, também foram doadas mais duas bicicletas para a Guarda Municipal que irão incrementar o projeto Ronda Ciclística. As bicicletas foram doados pela maçonaria, parceira do Conseg na iniciativa.
Deixe o seu comentário