Heródoto busca ajuda para Saúde

terça-feira, 23 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Heródoto busca ajuda para Saúde
Heródoto busca ajuda para Saúde

A assessora chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, Fabiani Gil, veio a Nova Friburgo ontem, 22, acompanhada da secretária estadual de Educação, Tereza Porto, para juntas lançarem no Colégio Estadual Canadá o projeto de estímulo à saúde e higiene bucal dos estudantes da rede pública, Aprendendo a sorrir, mas ao serem recepcionadas no desembarque do helicóptero no quartel do 11ºBPM, o prefeito Heródoto Bento de Mello as levou rapidamente ao Hospital Municipal Raul Sertã. A intenção dele e de parte do seu secretariado foi tentar sensibilizar Fabiani a fim de conseguir viabilizar parcerias com o estado para novos investimentos no hospital onde são feitos mais de 500 atendimentos de urgência por dia.

Heródoto pretendia mostrar toda a estrutura do hospital ao secretário estadual de saúde, Sérgio Cortes, que não pode viajar a Nova Friburgo devido a uma forte gripe, mas sua vinda ao município já está agendada para a semana que vem. Fabiani disse ter ficado impressionada com a capacidade dos gestores e funcionários do Hospital Raul Sertã em manter a unidade em funcionamento atendendo à grande demanda de pacientes, mesmo diante de inúmeras deficiências de estrutura. “Esse hospital precisa de investimentos com urgência. Há muitos equipamentos sucateados e vou elaborar um relatório preliminar para avaliação do secretário estadual de saúde”, disse Fabiani após visitar alguns setores do somente do primeiro andar do hospital.

A assessora chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde constatou também a necessidade de ampliação de diversos setores do hospital, como por exemplo, a reativação do núcleo de isolamento de pacientes que poderá abrigar mais 45 novos leitos. “Assim conseguiremos atender a maior demanda de pacientes que teremos a partir da contratação de mais médicos pela prefeitura”, comentou o secretário geral Braulio Rezende.

Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Ostwald Dantas dos Santos Filho, dos diretores geral e médico do hospital, Renato Lima e Bruno Furtado, e ainda dos secretários Geral, Braulio Rezende, de Cultura, Roosevelt Concy, e do vice-prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto, o prefeito Heródoto apelou a Fabiani para a necessidade de repasses de recursos estaduais para melhorias urgentes no Raul Sertã e para ampliação de unidades básicas de saúde na periferia. Esses núcleos, na opinião dele, poderiam funcionar como mini-hospitais, inclusive fazendo alguns procedimentos de urgência, desafogando assim o setor de emergência do Hospital Raul Sertã. O prefeito também espera firmar convênios com o estado para implantação de uma unidade de tratamento do câncer no município e a construção da rede de tratamento de esgoto do hemocentro regional.

Fabiani Gil orientou ainda as autoridades municipais de saúde sobre a nova determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que prevê a instalação de até três leitos por enfermaria para facilitar e qualificar o atendimento aos pacientes da rede pública. Ela acredita que com a aquisição de novos equipamentos e melhorias estruturais em todos os setores do Raul Sertã, como por exemplo, a ampliação do número de enfermarias da clínica médica, será possível em breve até duplicar o número de cirurgias eletivas (marcadas com antecedência) no hospital. “Aqui (no Raul Sertã) temos carências em todo os setores e precisamos da ajuda do estado para oferecer um atendimento digno a população de toda a regiãoque nos procura”, disse o secretário de saúde de Nova Friburgo, Ostwald Dantas.

Projeto de saúde bucal é lançado em Nova Friburgo

A secretária estadual de Educação, a friburguense Tereza Porto, prestigiou sua terra natal no lançamento do projeto de estímulo a higiene bucal Aprendendo a sorrir. A novidade que irá beneficiar de imediato 112 mil alunos de seis a 12 anos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental (antigas alfabetização à 8ª série) de 569 escolas estaduais em 69 municípios fluminenses foi lançada ontem no Colégio Estadual Canadá, no bairro de Olaria em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Os alunos da escola Átila Souza, Tainara Cardinot e Wanderléa Freimann Cabral foram os primeiros a receber os kits de saúde bucal com escova, creme dental com flúor e um detector de placas bacterianas, uma espécie de creme que deixa os dentes com a coloração avermelhada, caso haja indícios de placa bacteriana ou escovação de forma errada.

Na oportunidade, também teve início o treinamento de professores da rede estadual de Nova Friburgo para implantação do projeto nas escolas. “Cada escola será monitorada a cada três meses quando as crianças receberão novos kits para escovação. O Aprendendo a sorrir terá a duração de 15 meses e pretende incentivar a garotada a cuidar da saúde bucal”, destacou Tereza Porto, lembrando que a iniciativa também deverá ser estendida em parceria com os municípios. “É um pedido da minha mãe, a secretária de Educação de Nova Friburgo, Ledir Porto”, completou Tereza.

A supervisora de atenção básica da Secretaria Estadual de Saúde, Regina Bonfim, lembrou que serão distribuídos 700 mil kits de higiene bucal nas escolas e que a iniciativa tem o apoio da Fundação BioRio enquanto o prefeito Heródoto lembrou a produção de um filme do antigo creme dental Kolynos, a que ele assistiu na década de 1930, que ensinava a como escovar os dentes corretamente. “Vi e não esqueci. Infelzimente hoje devido à falta de tempo das famílias, até ensinar as crianças a escovar os dentes virou tarefa dos professores”, observou.

O lançamento do projeto no auditório do Colégio Canadá foi prestigiado ainda pelo deputado estadual Rogério Cabral pelo vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara, Marcelo Verly, pela secretária municipal de Educação Ledir Porto e seu marido, o secretário do Programa Pró Cidade da Prefeitura, Carlos Guimarães, além das coordenadoras de educação na Região Serrana, Valéria Gomes e Silmara Talarico e a diretora do Colégio Canadá, Heloísa Loretti.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade