O Natal do Sesc está repleto de atrações para os friburguenses. Hoje, 21, o espetáculo “Céu na Terra” entra no clima da magia desta época com a encenação no palco montado na Praça Dermeval Barbosa Moreira de três jornadas vividas pelas pastoras e demais personagens até a lapinha, nascedouro do Menino Jesus. A apresentação, no início da noite, vai mesclar elementos como pastores, pastorinhas, lapinhas, folias de reis e reis de bois para narrar a história do nascimento de Jesus.
Às 20h, o projeto Natal é a gente que faz, do Sesc e Senac, vai apresentar espetáculo “Elizeth, A Divina”, no Teatro Municipal Laercio Ventura, no Suspiro. O público poderá trocar os convites por três quilos de alimentos não perecíveis que serão doados a entidades assistenciais. Inspirado no livro biográfico da artista, do autor Sérgio Cabral, o musical apresenta a vida de Elizeth Cardoso, expressando sua força poética por meio da música, do humor e da elegância, marcas registradas de sua personalidade. Com texto de Cora Carvalho e direção de Sueli Guerra, o espetáculo apresenta momentos marcantes da vida de Elizeth, interpretada por Izabella Bicalho.
Amanhã, 22, é a vez de “Belinha e sua malinha” aterrisarem na Praça Dermeval, às 11h. A atração desta vez será voltada ao conhecimento, estudo e às brincadeiras de Folias de Reis. Às 15h, também no palco da praça será a vez do “Menor circo do mundo”, da Trupe Família Clou. Com números de mágica, malabarismo, equilíbrio, música ao vivo e palhaçaria, a trupe formada pelo casal Dalmo Latini, Talita Melone e o filho Ian, vai apresentar a história de um picadeiro onde os trapezistas simplesmente voaram, o mágico sumiu, as barreiras foram retiradas, os animais voltaram para a floresta e só restaram palhaços. No dia 5 de janeiro, o grupo vai se apresentar na Praça Governador Portela, em Duas Barras.
No domingo, 23, Nova Friburgo vai receber a Orquestra Sanfônica, ao meio dia no palco da Praça Dermeval. O grupo fará um espetáculo inédito reunindo clássicos natalinos, traduzidos para a linguagem orquestral com o timbre bem brasileiro da sanfona. No repertório, também estarão sucessos do samba e da MPB como “Boas Festas”, de Assis Valente, “Estrela”, de Gilberto Gil e “Ele vinha sem muita conversa”, de Chico Buarque, entre outras, além de clássicas como “Jesus, alegria dos homens”, de Bach, e temas folclóricos pastoris. O espetáculo resgata ainda sucessos de Sivuca, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, ao lado de músicas autorais. Às 19h, com entrada solidária de um quilo de alimento, o Teatro Laercio Ventura será palco para a performance de Terra Brasília, uma opereta baseada na identidade brasileira.
Duas Barras
O Natal é a gente que faz, do Sesc e Senac terá atrações também em Duas Barras integrando o Encontro de Folclore do município vizinho. O projeto terá atividades artísticas e culturais que traduzam o espírito natalino por meio do resgate das tradições regionais, dando visibilidade e valorizando a memória popular. Por lá a programação vai até o dia 6 de janeiro com o tradicional encontro de folias de reis.
Nos dias 4 e 5 de janeiro, Patrick Nogueira, artista circense de Duas Barras, vai promover oficina de palhaços, trabalhando corpo e cena do personagem mascarado da Folia de Reis. Confira a programação completa do Natal é a gente que faz no site http://www.natalsescsenac.com.br.
RESUMO:
O projeto “Natal é a gente que faz”, promovido pelo Sesc/Senac está repleto de atrações culturais para o público friburguense. Confira a programação deste fim de semana
Natal é a gente que faz
Sábado, 22
A partir das, 11h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira (Centro), tem a apresentação do espetáculo infantil “Belinha e sua Malinha”.
Às 15h, no mesmo local, “O menor circo do mundo”, com a Trupe Família Clou. Com números de mágica, malabarismo, equilíbrio, música ao vivo e palhaçaria, a Trupe Família Clou apresenta a história de um picadeiro onde os trapezistas voadores voaram, o mágico sumiu, as barreiras foram barradas, os animais voltaram para a floresta e só restaram palhaços.
Domingo, 23
A partir das 12h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, tem a apresentação da Orquestra Sanfônica. O grupo fará um espetáculo inédito que reúne canções clássicas de sucessos natalinos, traduzidos dentro de uma linguagem orquestral com o timbre tão brasileiro e interiorano da sanfona.
Às 19h, com entrada solidária de um quilo de alimento não perecível para doação a entidades assistenciais, o Teatro Municipal Laercio Ventura (Praça do Suspiro) terá performance de Terra Brasília, uma opereta que aborda a questão da identidade brasileira.
Natal de todos os povos
A programação especial de Natal organizada pela prefeitura com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Nova Friburgo (Acianf) terá apresentações especiais de corais neste sábado, 22, às 16h e 18h, nas calçadas da Avenida Alberto Braune. É o projeto “Avenida Cantante” que surpreende o público em meio a correria das compras dos presentes de Natal com clássicos da época.
Já na Fundação Dom João VI será apresentado o espetáculo teatral “Quebra-Nozes no Reino das Colônias”, no sábado, 22, e domingo, 23, com sessões às 16h e 19h. A renda apurada com a venda de ingressos será revertida para as obras de reforma e ampliação da casa de acolhimento Vila Sorriso, no distrito de Mury.
Na Praça Lafayette Bravo, no distrito de Conselheiro Paulino, neste sábado, 22, às 19h30, tem a cantata de Natal, “Porque o Menino Luz nasceu”. Já no domingo, 23, às 19h no Teatro Municipal Laercio Ventura, será apresentado o espetáculo Opereta Terra Brasilis.
Na segunda-feira, 24, e na terça-feira, 25, na Praça Lafayette Bravo, em Conselheiro Paulino, acontecerá a abertura do presépio de Natal, simbolizando o nascimento de Jesus, com apresentações de folias de reis.
Deixe o seu comentário