Atleta friburguense é ouro no Troféu Brasil e bronze no mundial militar da Bulgária

quinta-feira, 18 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Atleta friburguense é ouro no Troféu Brasil e bronze no mundial militar da Bulgária
Atleta friburguense é ouro no Troféu Brasil e bronze no mundial militar da Bulgária

Ele tem 22 anos e já vem colecionando títulos importantes e de reconhecimento no cenário do atletismo mundial. Há quatro anos ligado profissionalmente ao esporte, Wallace Magalhães Daflon Vieira iniciou sua trajetória de sucesso em competições internas do Externato Santa Ignez e no Intercolegial de Nova Friburgo, mas nunca tinha pensado em ser um atleta profissional. Hoje é o atual campeão do Troféu Brasil e bronze no 43º World Military, realizado na Bulgária, onde correu pela Marinha do Brasil.

Sua especialidade são os 400 metros, mas seu objetivo é chegar a competir nos 800 metros, onde acredita que terá melhores resultados. Recentemente contratado pelo Clube Banco Mercantil e Futuro/Bovespa (BM&F/Bovespa), de São Paulo, ele divide o tempo de treinamento entre o clube e a Marinha do Brasil, onde é atleta contratado, depois de treinamento intensivo no Centro de Educação Física Almirantes Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro.

Seus dois novos desafios serão o Sul-americano (que acontece neste fim de semana, na cidade de Lima, no Peru), onde representará a BM&F/Bovespa, e os Jogos de Lusofonia (disputado por países de língua portuguesa), em Portugal, no fim do mês, onde competirá pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) devido ao índice conquistado no Troféu Brasil de 2008, quando ainda corria pela equipe Santa Mônica, do Rio de Janeiro, e foi medalha de ouro nos 400 metros individual e também um dos finalistas nos 200 metros.

Brincadeira de criança que virou coisa séria:

da escola ao pódium

Aos 13 anos de idade Wallace começou sua coleção de medalhas e pretende não encerrá-la tão cedo. Bom de bola, ele dividia as participações nas competições escolares entre o futebol e as corridas, mas já demonstrava sua preferência pelo atletismo, onde competia com prazer.

Com o passar do tempo Wallace passou a se destacar nos Jogos Intercolegiais, sendo campeão em tudo o que disputava. Próximo de terminar o ensino médio teve a difícil missão de escolher entre artes cênicas e educação física, duas grandes paixões. Mas a veia de esportista falou mais alto.

Numa primeira tentativa, sem ser federado, Wallace ganhou 60% de bolsa para estudar na Universo, em Niterói. Pela universidade competiu pela primeira vez no Estádio Célio de Barros, em 2006, quando representou São Gonçalo nos Jogos Abertos do Interior (JAI). Em 2007, o atleta, já federado, correu pela cidade de Campos, em Praia Grande, São Paulo, nos Jogos Abertos Brasileiros (Jabs), sagrando-se medalha de ouro nos 400 metros individual e no revezamento 4x400, correndo pelo Botafogo. Na competição ele ganhou índice para o Troféu Brasil, mas uma lesão no púbis o impediu de participar.

No ano seguinte, já recuperado, Wallace voltou a competir e a ser convidado para disputar o Troféu Brasil, agora por Duque de Caxias, ficando em terceiro lugar nos 400 metros individual e segundo no revezamento 4x400 metros. Ainda em 2008 ele competiu, pela Universo, o Carioca Universitário, sendo campeão, e também participou do estadual de clubes ainda pela equipe Santa Mônica, ganhando ouro nos 200, 400 e no revezamento 4x400.

Os resultados vieram com o interesse de clubes pelo atleta. Duas grandes potências do atletismo nacional correram na frente, tendo então a BM&F/Bovespa, sua atual equipe, oferecido a melhor estrutura. Ainda pela equipe Santa Mônica foi campeão do Troféu Brasil deste ano, tendo entrado de vez na lista de grandes promessas do atletismo nacional.

Uma carreira em ascensão: fé, caráter e determinação

Só mesmo conhecendo Wallace para perceber o quanto ele vive um momento especial e saber que é um jovem com qualidades maiores que as mostradas nas pistas. Sobre o sucesso profissional, ele atribui as conquistas ao companheirismo do treinador Cosme do Nascimento, que esta com ele desde a Universo e o auxilia ainda hoje, ao investimento dos pais, Juçanã e Wanderson Daflon Vieira, ao irmão Wanderson Júnior, e a Deus, a quem dedica todas as suas conquistas.

Membro da Igreja Batista Central de Nova Friburgo, onde é baterista atuante e integrante do grupo de teatro, Wallace diz que na Bíblia encontra a palavra certa para os momentos de dificuldades e direção na tomada de decisões. “A base do sucesso é a fé. Sempre acredito que em Deus posso todas as coisas e que sem ele para me sustentar e suprir não chegarei a lugar nenhum”, frisou.

Wallace afirma que pauta sua vida profissional em três pilares: respeito, admiração e aprendizado. E cita o atual recordista brasileiro e sul-americano Sanderlei Claro Parrela como grande exemplo. “Sempre que me aproximo de atletas conceituados como ele uso os pilares. Respeito sua história, admiro suas conquistas e perseverança e colo com eles para buscar aprender o máximo que puderem me ensinar”, revela.

Se dependesse do incentivo local ele não teria alcançado nenhum posto. “Não cheguei a ter apoio aqui em Nova Friburgo. Tudo o que conquistei foi por esforço, principalmente de meus pais (os paistrocinadores). Eles me ajudaram a comprar o material necessário para as primeiras competições, pagaram médico, fisioterapeuta, nutricionista, ortopedista, enfim, bancaram tudo, até que chegasse ao que tenho hoje, onde o clube que represento me dá toda esta estrutura”, diz orgulhoso o atleta, agora formado em educação física e que não pensa em parar de se aperfeiçoar na área.

Quanto ao futuro profissional, ganhar a competição que disputará no Peru neste fim de semana e os Jogos de Lusofonia, ainda este mês, são as próximas metas. “Depois quero me concentrar nos índices para disputar mundiais, entrar para a Golden League (onde estão os melhores atletas do mundo), disputar as Olimpíadas Militares no Rio, em 2011 e, claro, chegar a uma olimpíada, o sonho de todo atleta”, conclui Wallace, que recebeu da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro (Farj), em 2008, o prêmio de melhor atleta masculino do ano.

NFCC participa de comemoração do aniversário de Madalena

Em comemoração aos 147 anos de emancipação do município Santa Maria Madalena foram realizados no dia 6, no Estádio Municipal João Caputo, jogos amistosos entre o Núcleo de Futebol de Campo Madalenense (NFCM) e o Nova Friburgo Country Clube (NFCC). O evento envolveu as categorias pré-mirim, mirim e infantil, e os resultados foram os seguintes:

categoria pré-mirim: NFCM 1 x 3 NFCC

categoria mirim: NFCM 1 x 3 NFCC

categoria infantil: NFCM 4 x 0 NFCC

As partidas foram marcadas por muita aplicação tática, disciplina e qualidade, demonstrando os resultados esperados pelos responsáveis das escolas de futebol, que desenvolvem o projeto com cerca de 150 crianças. Cabe ressaltar o total apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria Madalena, através da divisão de esporte da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, aos projetos esportivos em diferentes modalidades: futebol masculino e feminino, futsal, karatê e jiu-jítsu, entre outros.

Centro Excursionista divulga programação

O montanhismo em Nova Friburgo é uma das modalidades que reúne grande número de adeptos, justamente pelo clima ameno que a cidade proporciona. O Centro Excursionista Friburguense é o órgão que coordena o trabalho de promoção de eventos, cursos especializados sobre montanhismo e palestras, entre outras atividades. O órgão é presidido por Carlos Augusto Fontão (Gutinho) e na diretoria de divulgação está Dario Nascimento. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 2523-8834 e 8826-9023 ou e-mail contato@cef.org.br. O número de vagas é limitado.

PROGRAMAÇÃO

20 e 21/06: caminhada ao pico menor e médio com pernoite, graduação semipesada, com o guia Júnior

28/06: Trilha do Barão (São Lourenço x Castalia), caminhada média, guia Dario

02/07: Campanha Traga seu lixo de volta (Catarina Mãe), caminhada leve, guia Louredo

10, 11 e 12/07: Maciço do Itatatia, semipesada, guia Dario

19/07: festa julina (comemorativa 74 anos do CEF), livre

25/07: Maria Cebola/ Dedo de Deus, escalada 4º grau, guia Alexandre

02/08: Cabeça do Dragão, média, guia Júnior

09/08: Porcelet, leve, guia Júnior

16/08: Escalavrado/ escalada com rampa de rocha, semipesada, guia Alexandre

30/08: Torres de Bonsucesso, semipesada, guia Dario

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade