Nova Friburgo celebrou nesta quinta-feira, 22, o Dia Nacional do Líbano, com a presença dos descendentes dos primeiros libaneses que se estabeleceram no município. A data foi marcada com um evento na Praça das Colônias, que contou com apresentação de danças típicas, leitura de poesias de autores libaneses e a produção de um jogral, feito pelos alunos da Escola Municipal Odette Penna Muniz, sobre a história do Líbano.
A apresentação dos alunos emocionou dos descendentes de libaneses presentes, pelo carinho e a dedicação da escola com o país, que é parte importante na colonização da cidade. Segundo o presidente da Associação das Colônias de Nova Friburgo, Alex Alfaya, o município tem atualmente 150 famílias de descendentes dos primeiros imigrantes que chegaram em Nova Friburgo em 1870:
“A Colônia do Líbano é de grande importância para a cidade, especialmente no desenvolvimento do comércio, eles chegaram a ser responsáveis pelo gerenciamento de quase 80% dos estabelecimentos comerciais da Avenida Alberto Braune. Essa relação Brasil e Líbano é muito estreita, somos o segundo país com a maior concentração de libaneses, atrás apenas do próprio Líbano e no município temos muitas famílias, uma colônia muito ativa”, diz Alex.
O prefeito Renato Bravo participou da cerimônia e também destacou a importância da colônia para a cidade: “É com imensa alegria que chegamos ao final do ano do bicentenário com uma singela homenagem a essa colônia de tamanha representatividade para a história da nossa cidade".
Deixe o seu comentário