As belezas de Nova Friburgo ao alcance dos turistas que chegam ao Rio

Novo material de incentivo a visitas aos municípios da região será distribuído em hotéis da capital e eventos
sábado, 17 de novembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Os kits do Rio + 3 serão distribuídos em hotéis e eventos da capital. Todo o material vem em uma bolsa ecológica (Foto: Divulgação/ Carlos Magno)
Os kits do Rio + 3 serão distribuídos em hotéis e eventos da capital. Todo o material vem em uma bolsa ecológica (Foto: Divulgação/ Carlos Magno)

O governo do estado do Rio de Janeiro lançou na última semana o novo material de divulgação das atrações turísticas de seis regiões fluminenses. Nova Friburgo e os municípios vizinhos que integram a Serra Verde Imperial são um dos destaques. O objetivo das peças promocionais é atrair os turistas que chegam à capital fluminense para conhecerem também as muitas belezas do interior do estado que tem a harmonia perfeita entre a serra e o mar. A ideia é estimular a visitação aos município com até três horas de viagem da capital, como é o caso de Nova Friburgo, distante 140 quilômetros do Centro do Rio. É o projeto de incentivo ao turismo, Rio + 3.  

“A indústria do turismo é a cara do Rio de Janeiro, que é um dos melhores destinos do Brasil e do mundo. Temos opções de visitação extraordinárias, e esse material apresenta aos turistas que procuram o nosso estado diversos municípios do interior que reúnem muitos atrativos naturais, culturais, históricos e gastronômicos, todos com infraestrutura para receber os visitantes”, disse o governador Luiz Fernando Pezão.

Em Nova Friburgo, os turistas poderão se encantar com as muitas belezas naturais, como o verde de nossas montanhas, a mata atlântica preservada, as cachoeiras e a magia de Lumiar, as belezas de São Pedro da Serra e os circuitos de turismo rural, no Nova Friburgo Country Clube, o teleférico da Praça do Suspiro, o centro urbano, os polos de moda íntima da Ponte da Saudade e Olaria, as nossas cervejas artesanais e a rica e diversificada gastronomia. Esse mês, inclusive, acontece o Festival de Truta com pratos especiais com o peixe de carne nobre oferecidos em diversos restaurantes participantes.  

Para o secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Felix, a qualidade e diversidade do material é importante para trabalhar todas as variedades turísticas do estado do Rio. “Em 2017, o Rio de Janeiro recebeu cerca de sete milhões de visitantes, sendo, aproximadamente, 32% de estrangeiros e 68% brasileiros, que, na maioria das vezes, desconhecem os municípios localizados a poucos quilômetros da capital. Temos mar e serra a poucas horas de distância um do outro. O novo material foi elaborado, visando atender às necessidades dos visitantes e a facilidade de consulta”, explicou o secretário.

O kit

Dez peças promocionais compõem o novo material promocional. Composto por folhetos, pencard, z-card, mapas e banners, o kit será distribuído em hotéis, eventos nacionais e internacionais e nos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como por exemplo o Pão de Açúcar e o Corcovado, que recebem anualmente mais de três milhões de pessoas.

Seis folders apresentam as regiões Serra Verde Imperial, Metropolitana, Costa do Sol, Costa Verde, Agulhas Negras e Vale do Café. Nos folhetos, que têm tiragem de 120 mil unidades, o visitante encontra um pequeno resumo das características de cada município. 

O Z-card, um guia dobrável com formato prático, apresenta de um lado fotos e dados dos municípios fluminenses, e, no verso, um mapa que destaca os atrativos naturais, culturais, infraestrutura, localidades, vias de circulação, limites, hidrografia, pontos de referência, altitude, parques estaduais e atividades esportivas possíveis de serem praticadas nos respectivos municípios. Foram impressas 30 mil guias.

No pencard, o turista terá acesso ao guia Rio+3, que apresenta as cidades localizadas até três horas da capital, nas versões português e inglês. Nos folders das regiões, há um vídeo onde o estado do Rio de Janeiro é apresentado. Há 11 mil unidades para serem distribuídas.

No kit do material produzido, constam três mapas, sendo um da rota cervejeira do estado, que destaca as cervejarias de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim. O segundo é da cidade do Rio de Janeiro e traz como referência, além da localização, telefones úteis e endereços dos postos de informações turísticas, a identificação das estações de metrô, barcas, BRT e VLT, aeroportos e pontos turísticos. Já o mapa dos bairros Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes mostra, além das ruas e avenidas, os principais hotéis, polos gastronômicos e atrativos naturais e culturais.

Completam o kit materiais específicos do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo e do Circuito Carioca Quilombola de Jacarepaguá. Todo o material promocional será entregue em uma bolsa ecológica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade