Consistência

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Para pensar:

"A sabedoria está para os sensatos, a esperteza acompanha os insensatos."

Brenon Salvador

Para refletir:

“O mundo não é dos espertos. É das pessoas honestas e verdadeiras. A esperteza, um dia, é descoberta e vira vergonha. A honestidade se transforma em exemplo para as gerações do futuro. Uma corrompe a vida; a outra enobrece a alma.”

Larissa Machado Maciel

Consistência

A primeira sessão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) confirmou nesta quarta-feira, 14, a conversão da prisão temporária em preventiva dos deputados estaduais presos na recente Operação “Furna da Onça”.

A decisão diz respeito aos casos dos seis deputados que permanecem presos na operação, e confirma a decisão do relator da Lava Jato no Rio, Abel Gomes, anunciada na noite de segunda-feira, 12.

Vazamento

A confirmação do colegiado evidentemente demonstra a consistência das denúncias, e os motivos apontados para justificar as prisões preventivas indicam que o polvo tem tentáculos mais longos e numerosos do que se imaginava.

Afinal foram muitos os indicativos, vejam só, de que houve vazamento a respeito da realização da operação.

Sem disfarçar (1)

Além de uma auditoria da Receita Federal que, segundo Abel Gomes, mostra movimentação incompatível com os rendimentos, foi divulgada uma série de indícios de que houve vazamento de informações.

Entre assessores de Paulo Melo, por exemplo, foram encontrados bilhetes pedindo a queima de provas.

Já com Luiz Martins foi encontrada "farta" quantia de moeda em espécie.

Sem disfarçar (2)

No caso de Chiquinho da Mangueira não foram encontrados computadores ou celulares, e há indícios de que esteve em hotéis antes de ser preso.

Com Marcus Vinícius Neskau também não foram encontrados computadores. Nem em casa, nem no gabinete.

Por fim, Affonso Monnerat, secretário do governador Luiz Fernando Pezão e ex-prefeito da vizinha Bom Jardim, estava com "diploma do ensino superior em cima da mesa como se estivesse esperando (a prisão)", disse o relator.

Vem mais?

Nos bastidores, a expectativa é de que ao menos outros 15 pedidos de prisão saiam do forno nos próximos dias...

Será?

Trânsito

A coluna tem tangenciado diversas questões relativas ao nosso trânsito recentemente, mas a fonte parece inesgotável.

Seguem, abaixo, alguns relatos enviados por leitores que preferiram ter suas identidades preservadas.

Por experiência própria, a coluna endossa todos os depoimentos.

Lentidão

“Vivo em Nova Friburgo há muitos anos, amo esse lugar, e fico muito preocupado ao ver a rápida deterioração de nosso trânsito e nossa capacidade de ir e vir. Com frequência, fora dos horários de maior movimento, entre 15h30 e 16h, levo até 20 minutos para fazer um trajeto pequeno, desde a Rua Dante Laginestra até a Augusto Spinelli. Se meu itinerário fosse apenas esse, teria prazer em fazer a pé, mas sou um dos muitos que dependem do carro para poder trabalhar. Precisamos, com urgência, de um plano de mobilidade urbana.”

Barulho

A coluna também voltou a receber relatos a respeito do desrespeito ao sono alheio.

“A situação melhorou por algum tempo, mas aos poucos estamos voltando a sofrer com o barulho provocado por motos acelerando ou carros com som alto em horários incompatíveis. Quarta-feira passada, 7, um grupo achou que seria interessante vagar pelo Centro acordando todo mundo que trabalharia ou estudaria no dia seguinte. É preciso que essas pessoas sejam identificadas e punidas, para servir de exemplo.”

Educação

“Tenho o hábito de parar o carro para que pessoas possam atravessar, mas este tem se tornado um hábito perigoso por aqui. Por diversas vezes, além de acionar o pisca alerta, fui obrigado a gesticular enfaticamente a quem trafegava a meu lado para que parasse também, sob pena de atropelar as pessoas que eu estava tentando ajudar. Já vi isso acontecer muitas vezes, cedo ou tarde vai dar problema. Precisamos de mais paciência e educação.”

Alô, sortudos! (1)

Os leitores certamente estão a par das muitas iniciativas que vêm sendo levadas adiante com vistas à restauração do Chalet do Barão de Nova Friburgo, no Parque São Clemente.

Pois bem, os sortudos de plantão terão agora uma maneira inusitada de participar de causa e se unir aos "Amigos do Chalet".

Alô, sortudos! (2)

O empresário Júlio Cordeiro, vice-presidente do Country Clube, anunciou a rifa de um veículo Toyota Prius zero quilômetro, com menos de 1.200 participantes.

Ou seja: algum sortudo vai comprar um carro novo por uma barganha.

Interessados podem comprar seu número através do endereço www.amigosdochalet.com.br .

Toda a verba arrecada será revertida para a obra.

Concorrido

A próxima edição do tradicional (e delicioso!) jantar festivo do Grêmio Português de Nova Friburgo está confirmada para o próximo dia 24, um sábado, a partir das 20h no restaurante Excalibur.

Ingressos estão à venda na loja Mundo Verde e - claro - dão direito a um maravilhoso bacalhau, entre outras preciosidades.

Imperdível.

Ho ho ho

Serão acesas nesta sexta-feira, 16, a partir das 19h, as tradicionais luzes de natal do Espaço Ariosto, na Rua Ariosto Bento de Mello, Centro.

O comentário é de que a rua vai ficar linda.

Eis aí um programa legal para levar a criançada.

Ir e voltar

Para alguns sortudos, trabalho agora só na próxima quarta-feira, 21.

Aos que ficam, bom descanso.

Aos que vão pegar a estrada, cuidado e paciência, ok?

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.