Prefeito estuda projeto para criar Secretaria Municipal de Leitura

terça-feira, 16 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O prefeito Heródoto Bento de Mello esteve novamente reunido na manhã da última quinta-feira, 11 - em pleno feriado - com a doutora em Letras, a friburguense Eliana Yunes, e com o diretor da Biblioteca Municipal, Álvaro Ottoni, acompanhados ainda do escritor e narrador Francisco Gregório Filho. O objetivo do encontro foi dar continuidade à análise do anteprojeto de criação da Secretaria Municipal de Leitura. A ideia de Eliana Yunes, responsável pela única cátedra de leitura da Unesco no mundo, que funciona junto à Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), é buscar apoio no Ministério da Cultura, para a Secretaria a ser criada, já que a proposta é original, pois engloba várias ações no âmbito municipal, fato inédito no país.

O principal foco será a criação de Casas e Janelas de Leitura - salas maiores ou menores, nas quais os leitores possam ser atendidos, em distritos e bairros, estimulando o gosto pela leitura, através de um trabalho cuidadoso, já que a criação de bibliotecas formais demanda um custo muito maior, além de toda a burocracia necessária para tal. Com as Casas e Janelas de Leitura, os moradores, mesmo de localidades mais distantes, poderão ser beneficiados.

‘Inveja boa’

Ex-secretário de Estado de Cultura do Acre, o escritor e narrador Francisco Gregório Filho, contou ao prefeito um pouco da sua experiência e o convidou, assim como o diretor Álvaro Ottoni, a visitarem aquele estado nortista para verem, de perto, tudo o que estava contando. Gregório explicou que “numa biblioteca o protagonista é o livro, mas numa casa de leitura o protagonista é o leitor”. Segundo ele, hoje, existem 100 casas de leitura no Acre e o seu surgimento provocou uma inveja boa. Como ele afirma, outras casas foram surgindo, espaços informais, assim como escolas começaram a mudar, ficando mais coloridas, acompanhando o estilo das casas de leitura, para atrair, além dos alunos, a comunidade para frequentar suas salas de leitura.

O prefeito ficou encantado com a explanação e se mostrou muito interessado em conhecer as casas de leitura do Acre, o que deverá fazer em breve, aproveitando a viagem para buscar apoio em Brasília para a criação da Secretaria de Leitura em Nova Friburgo e para que o projeto seja encampado pelo Ministério da Cultura como modelo no país.

A coordenadora da Sala do Carlito (Infantil de Leitura) e da Biblioteca Móvel de Nova Friburgo, Gabriela Ribas, também participou da reunião e contou um pouco sobre as ações que estão sendo executadas, como a contação de histórias, estimulada por um artista em perna de pau que passeia pelo Centro convidando as crianças a conhecerem o local e a ouvirem algumas histórias aos sábados, sempre a partir das 15h, na rua Farinha Filho, 70, dentro do projeto denominado Quem quiser que conte outra. Maria Clara Cavalcanti, educadora e contadora de histórias do grupo Confabulando, também participou do encontro com o prefeito, que aconteceu em seu gabinete no Palácio Barão de Nova Friburgo, sede do governo municipal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade