Grêmio presta homenagens em seu aniversário

segunda-feira, 15 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O Centro de Arte se transformou em um pedacinho de Portugal na noite da última quarta-feira, 10, com a solenidade em comemoração ao 76º aniversário do Grêmio Português de Nova Friburgo. O evento, que celebrou também o Dia Nacional de Portugal e de Camões, foi marcado por apresentações musicais e homenagens a quem contribui com as ações culturais e sociais desenvolvidas pela instituição.

A noite foi aberta com um gênero genuinamente português, o fado, interpretado com maestria pela fadista Fátima Serafim. Acompanhada do violinista Ivan Diolindo, ela agradou em cheio com um repertório especial. “É muito bom festejar esta data preservando as tradições do povo português. Assim fortalecemos os laços de amizade tão profundos entre as nações irmãs como o Brasil e Portugal”, disse Fátima.

Outra atração musical da noite foi o Coral Grêmio Português, que apresentou canções típicas da terrinha e do folclore brasileiro. Sob a regência da maestrina Lanúzia Pimentel, os integrantes do coral esbanjaram ritmo e alegria nas interpretações. Destaque para Tiroliroli que contou com um animado acompanhamento dos presentes.

A solenidade prosseguiu com a entrega de certificados aos artistas plásticos que integram a Exposição Luso Brasileira em cartaz no Centro de Arte. A primeira agraciada foi Dirce Montechiari, “figura que tem enobrecido muito a cultura de Nova Friburgo, assim como seu marido Sílvio Montechiari”, observou o secretário de Cultura, Roosevelt Concy.

Certificado a artistas plásticos

Os demais artistas presentes ao evento, condecorados com o certificado foram: Luciana Oliveira, Inês de Moraes, Mara Santos, Gilda Rincon, Sandra Valle, Valéria Gol, Fátima Serafim, Júlia Cordeiro, Silvia Ligori e Thereza Cariello, que também é diretora de eventos do Grêmio.

O ponto alto da noite ficou por conta da homenagem ao professor Francisco Falcão, vice-cônsul de Portugal no município e sócio nº 1 do Grêmio Português. Ele recebeu uma moção de agradecimento do presidente do Grêmio, Giovanni Babo Cariello, pelos relevantes serviços prestados à instituição. “Estou há quase 50 anos no Grêmio que faz um importante trabalho de resgate da cultura portuguesa”, disse ele que agradeceu emocionado a homenagem.

O diretor de A VOZ DA SERRA, Laercio Rangel Ventura, foi outro agraciado da noite. Ele foi representado pela jornalista Flávia Namen, que recebeu o título de sócio honorário em agradecimento ao carinho e companheirismo do jornal para com a colônia portuguesa. “Em nome de seu Laercio e de toda equipe do jornal agradeço esta homenagem e aproveito para parabenizar o Grêmio pelas iniciativas culturais”, destacou Flávia.

Foi uma noite de alegria e confraternização prestigiada também pelo secretário de Turismo, Sérgio Madureira e pelo diretor do Centro de Arte, Chico Figueiredo. Ao final, Giovanni Cariello, agradeceu o apoio de Roosevelt e Madureira nos eventos realizados pela colônia portuguesa e ergueu um brinde encerrando em alto estilo o evento comemorativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade