O polo da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Nova Friburgo está recrutando voluntários que sejam portadores do vírus HIV para participarem de uma pesquisa sobre doenças na gengiva. O objetivo é avaliar a resposta clínica destes pacientes à aplicação de medicamentos que atuam no combate a microorganismos que são prejudiciais à saúde bucal.
De acordo com Gabriela Camargo, professora responsável pelo estudo, o interessado deve ter entre 18 e 50 anos. Não pode ter diabetes, osteoporose tipos 1 e 2, nem ser alcoólatra, fumante ou usuário de drogas. Também não pode ter estresse físico ou emocional e ter feito uso de antibiótico nos últimos seis meses. Se for mulher, não pode estar grávida ou amamentando.
Inicialmente, serão oferecidas 20 vagas, mas, de acordo com a pesquisadora, este número pode aumentar de acordo com a demanda da pesquisa. A professora disse ainda que o voluntário deverá apresentar os últimos exames de carga viral. Para o sucesso do tratamento, é indispensável que o paciente não possua outros problemas de saúde.
“O paciente não precisa se identificar como portador de HIV quando chegar aqui. Mas tem que me procurar e dizer que tem interesse em participar da pesquisa. Já temos uma equipe preparada para receber todos os voluntários”, garante Gabriela Camargo. Os interessados devem comparecer à UFF, na Rua Dr. Sílvio Henrique Braune, 22, no Centro, entre os próximos dias 23 a 30, das 14h às 17h, para participarem de uma triagem, feita por um periodontista, profissional especializado em gengivais. Apenas pacientes que atenderem a determinados requisitos técnicos poderão iniciar o tratamento, que é gratuito e sigiloso.
Deixe o seu comentário