Colunas
Remexe
Pinçado da Internet : “Onde houver ódio, que eu leve o amor.”
Remexe
O grupo Remexe Samba está de volta.
Sucesso na cidade nos tempos em que o pagode era o agito das noites em diversas casas noturnas, agora, repaginado, investe no samba de raiz.
Com Vilmar de Lima no cavaco e Rafaela Figueira na percussão, o grupo se apresenta no dia 6, véspera de decisão dos rumos do País, a partir das 20h, no Café com Chopp, no Willisau Center.
Guias
Os serviços turísticos, como transfer e excursões estão liberados para os guias de turismo do Estado do Rio, em veículos próprios após registro.
É o que determina o projeto de lei que a Alerj aprovou em segunda discussão.
Agora o texto segue para sanção do governador Luiz Fernando Pezão.
Neo - obscurantismo
O jurista Rubens Casara, que já passou por Nova Friburgo, promoveu bate-papo com sessão de autógrafos do livro “Estado pós-democrático: neo-obscurantismo e gestão dos indesejáveis”, na última quinta-feira, 27, na biblioteca popular da Estação Central do MetrôRio.
O evento integrou o projeto “Encontro com Territórios”, e teve participação da jornalista Bia Falbo.
Em alta
O empresário Ladmir Carvalho, CEO da Alterdata Software, da vizinha Teresópolis, membro do recém criado Mercoserra, foi o único empresário brasileiro convidado para palestrar em evento das Nações Unidas, ontem , dia 2, na Argentina.
A cerimônia da qual fez parte, comemorou os 30 anos da metodologia Empretec, criada pela ONU e ministrada no Brasil pelo Sebrae.
Ladmir apresentou a história de sucesso da sua empresa que tem hoje 1.600 funcionários em vários estados e faturamento de R$ 150 milhões.
Autonomia ( 1 )
“Autonomia”, o primeiro álbum do grupo friburguense Cultura de Samba, foi lançado em plataformas digitais no primeiro domingo da Primavera, 23 de setembro, contendo seis faixas, incluindo regravação do clássico de Cartola, que batiza o nome do EP.
Criado em 2012, o Cultura de Samba vem prestando homenagens desde 2016, com o objetivo de resgatar a tradição do Samba de Raiz, se apresentando em diversos espaços de Nova Friburgo e cidades do estado.
Autonomia ( 2 )
Para 2018, estava sendo preparado um tributo em homenagem ao 80º aniversário de Martinho da Vila, quando surgiu uma proposta para gravar no PlayRec Studios, na cidade do Rio.
Marcelo da Graça, idealizador do grupo, conta que tiveram que fazer muito esforço para viabilizar a gravação, com vendas de rifas e o apoio da iniciativa privada além de uma campanha de financiamento coletivo.
Autonomia ( 3 )
Sob a batuta do maestro Julinho Teixeira e do produtor musical Jair Paes Leme, chegaram a esse inédito trabalho que reúne “Autonomia” (Cartola); “Acendo uma Vela” (Marcelo Guerreiro); “O cheiro da tua Pele” (Arzon); “Balé da Tecelã” (Bruno Barreto e Leandro Fregonesi); “Aprendendo a Viver” e “Amor ao Samba” (Marcelo da Graça).
O show de lançamento acontecerá no dia 23 de novembro, no Nova Friburgo Country Clube, e os ingressos já estão à venda na secretaria do clube.
Autonomia ( 4 )
Os mesmos músicos que participaram da gravação do álbum dividirão o palco com os integrantes do Cultura de Samba.
Na abertura, haverá a participação da Companhia Movimento Arte e Dança - Haroldo Vieira, com: "A história do Samba contada através da dança".
Integram o grupo Cultura de Samba: Lucia Namer (voz), Margareth Farah (voz e percussão), Silvia da Silva (voz), Marcelo da Graça (cavaquinho e banjo), Marcelo Guerreiro (voz e violão), Renan Knupp (percussão geral) e Victório Vieira (percussão geral).
Primeiras lições
E já que a coluna falou em samba, vale a pena conferir e ler a reedição de “ Primeiras lições de Samba e outras mais”, do jornalistae historiador José Ramos Tinhorão, editado pelo Instituto Cultural Glória ao Samba.
O livro resgata artigos publicados no Caderno B do Jornal do Brasil, organizados por Eduardo Ponti e editado em parceria com Fernando Paiva e Téo Souto Maior.
Os assistentes editorais foram Francisca Souza e Caio Badaró Massena ( que orgulho!).
Charmène
Outubro é todo dela. Juíza aposentada, advogada, a primeira mulher a ocupar o cargo de Procuradora do município, jornalista, dramaturga, escritora, poeta, cronista e trovadora, Ieda Lucimar Mastrangelo Correa celebra hoje, 3, mais um aniversário.
Pioneira das colunas sociais no extinto O Nova Friburgo, sob o pseudônimo de Charmène, nos anos de 1970 e, mais tarde, diretora do Diário de Nova Friburgo, Ieda merece todas as homenagens.
Amiga querida, madrinha e mentora, cunhou uma frase que veste como uma luva: “ Tanta alegria nesse dia promove feriado em nossas almas!”
Parabéns, Ieda! Minha admiração, respeito e carinho.
David Massena
David Massena
David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário