Esperado

terça-feira, 02 de outubro de 2018

Para pensar:

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”
Paulo de Tarso

Para refletir:

“Lavando mãos...
Fim de plantão...
Pássaros cantam alto.
Comprida missão cumprida...”
Francismar Prestes Leal

Esperado

A coluna do fim de semana já havia sido fechada quando chegou a confirmação de que Ângelo Jaquel, até então secretário municipal de Infraestrutura e Logística, havia pedido exoneração.

Não dá para dizer, no entanto, que a notícia tenha representado uma surpresa.

Na semana passada, por exemplo, a coluna fez questão de sublinhar o bom trabalho realizado pela secretaria sob sua gestão, já ciente de que sua saída era possível, se não provável.

Incompatível

De forma elegante, nenhuma justificativa foi dada para o pedido.

E a coluna respeita isso.

Aos leitores, todavia, o colunista pode resumir a situação com a franqueza habitual: o governo municipal simplesmente não fez por merecer um secretário como Ângelo.

Desencanto

Dia após dia a prefeitura escreveu uma história de desencantamento que teve seu ápice na forma pública como o medieval ex-secretário de Governo o atacou, justamente porque Jaquel não abria mão de fazer tudo conforme sua consciência indicava.

Naquela ocasião ele insistiu, vejam só, em dar andamento ao processo de licitação para compra de medicamentos, enquanto a ordem superior era abandonar a licitação e aderir à manhosa ata de Caxias, numa operação definitivamente custosa ao erário.

Retidão

Ângelo, no entanto, não baixou a cabeça, não cedeu um milímetro, e deixou claro o tempo todo que preferia ser exonerado a fazer qualquer coisa que não fosse alinhada com o mais elevado interesse público.

E cumpriu isso até o fim.

Não admira que a Secretaria de Infraestrutura e Logística tenha sido contornada sistematicamente a partir de então, sempre que um contrato emergencial parecia interessar mais do a conclusão de uma licitação.

Esforço

Mas a atuação de Ângelo e sua competente equipe foi muito além de concluir com excelência as licitações que lhes couberam realizar.

A rigor, sua gestão foi marcada pela transparência, através de iniciativas como a divulgação prévia do plano de compras da prefeitura, bem como a divulgação e o acesso às licitações.

Paralelamente foi grande o seu empenho para que os empreendedores locais fossem capacitados para participar de licitações, tentando unir o interesse público ao fortalecimento de nossa economia.

Reconhecimento

Importa ressaltar, por fim, que nenhum dos muitos contratos emergenciais da atual gestão municipal ocorreu no âmbito da Secretaria de Infraestrutura e Logística durante sua administração.

O que, por sinal, apenas reforça a sensação de que muitas dessas emergências tenham sido sim desejadas.

Que não fiquem dúvidas: Ângelo sai do governo pela porta da frente, e de cabeça erguida.

A coluna reconhece e aplaude seu trabalho.

Vai sozinho?

Olhando para a frente, duas questões se colocam diante dos olhos.

A primeira: o trabalho na secretaria continuará com a mesma pegada, através da manutenção da equipe que vem funcionando tão bem?

A segunda: outras baixas de valor estarão a caminho?

Porque, afinal de contas, os geradores do desencanto atingem muita gente, não é?

Fim de novela

Além disso, dá para antecipar que a semana vai pegar fogo nos bastidores de nossa política…

Alguém aí se lembra dos tubarões anunciados na semana passada?

Pois é, tem gente que jura de pé junto que viu um rosto conhecido no Palácio Barão de Nova Friburgo circulando de arpão na mão.

Logo saberemos se é verdade.

Bem representados

A coluna cobriu toda a fase de preparação para o Hacking Serra, e agora dá uma satisfação a respeito da participação dos friburguenses no evento, por entender que toda forma de incentivo à Educação e à produção de conhecimento é válida e necessária.

O Hacking Serra teve dez representantes de Nova Friburgo, que formaram duas equipes: a Trinus e a Cefetech.

Trinus

A Trinus foi responsável pelo desenvolvimento de um aplicativo coletor e interpretador de dados voltado para controle de informações e tratamento de dados que podem ser usados em várias frentes, interligando informações pertinentes às prefeituras, lojistas e usuário final.

A Trinus foi composta pelos estudantes Jéssica Ramos (designer), Victor de Paula (designer), Samuel Drilard (programador), Luccas Beck (programador) e pelo empreendedor Leonardo Natividade (negócios).

Cefetech

Já a equipe Cefetech, composta pelos estudantes Izabelle Araújo Rocha, Gabriele Jandrez Cavalcanti, Gabriel Salsa, Marco Antônio Pereira Jr. (todos programadores) e Vinícius de Oiveira Siqueira (designer), desenvolveu um site voltado para turistas que queiram conhecer melhor a Região Serrana, de acordo com avaliações e áreas de interesse.

A proposta de trabalho teve como objetivo solucionar o problema de falta de informação turística por filtro de interesse, para evitar informações desnecessárias para o usuário final.

Apoio

Todos os representantes de Nova Friburgo tiveram direito a transporte gratuito na ida e volta a Petrópolis oferecido pelo Sebrae.

O transporte levou os participantes para Petrópolis na última sexta-feira, 28 de setembro e os trouxe de volta a Nova Friburgo no domingo, 30.

A foto que ilustra a coluna de hoje mostra a equipe friburguense que tomou parte no evento.

Contagem regressiva

Faltam cinco dias para as eleições.

E aí, caro leitor, já definiu todos os seis votos?

Se sim, quais os critérios que mais pesaram para a decisão?

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.