O Sistema Firjan lançou o Programa Sesi/Senai Educa Mais, com 37.733 vagas gratuitas em diversos cursos, ampliando as oportunidades de qualificação de trabalhadores de baixa renda, dependentes de industriários, além de pessoas de comunidades no entorno das empresas. Os cursos vão da alfabetização ao técnico de nível médio, passando por inclusão digital e atualização em português pós-reforma ortográfica. As vagas estão divididas em 12 etapas, algumas em execução desde janeiro e a maioria já em andamento, mas cerca de 30 mil vagas ainda estão disponíveis. As inscrições são feitas em sindicatos empresariais, indústrias e através de editais públicos.
As vagas gratuitas do Programa Sesi/Senai Educa Mais são destinadas a trabalhadores da indústria e seus dependentes. Não é diferente na região Centro-Norte Fluminense e isso é muito importante, pois o programa se destina a esse público de baixa renda. O Senai de Nova Friburgo terá, em 2009, um total de 867 vagas gratuitas em seus diversos cursos. No Sesi, a meta é distribuir 1.204 vagas gratuitas em 2009.
Do total de vagas do Senai-NF, 483 ainda serão preenchidas. As outras 384 foram distribuídas da seguinte maneira: 12 para os cursos técnicos nas turmas de mecânica, redes de computadores e administração. Quatro vagas foram para os cursos de qualificação profissional (com maior carga horária), nas turmas de mecânica de máquina de costura e de soldagem de eletrodo revestido 3G. Outras 263 vagas foram destinadas às 16 turmas de cursos de aprendizagem industrial para jovens de 14 a 24 anos (cursos de qualificação profissional com possibilidade de prática nas empresas), nas seguintes áreas: costura, tecnologia da informação, construção civil, mecânica, eletricidade, gestão em logística e têxtil. Além destas, mais 102 vagas foram abertas para os cursos de qualificação setorial, em parceria com o Sindvest e o Sindmetal.
Na parceria com o Sindvest, foram abertas 120 vagas para os cursos de qualificação setorial de confecção. Destas, 102 já foram preenchidas em três turmas de costureiro de produção de moda íntima, com duração de cinco meses. Uma turma de 28 alunos de supervisor de confecção, também com duração de cinco meses, teve início no início deste mês. O curso de mecânico de manutenção de máquina de costura, com duração de seis meses, também teve início em maio com 18 alunos. Para o segundo semestre, haverá outra turma de costureiro, com 18 vagas.
A parceria com o Sindmetal abriu para o setor metal-mecânico, 60 vagas - todos cursos de extensa duração e ampla qualificação do trabalho. O curso gratuito de programador de torno a CNC (computadorizado), com 20 vagas e sete meses de duração já teve início. Em 1º junho começa o curso de torneiro mecânico, também com 20 vagas, e duração de dez meses. Em agosto serão mais 20 vagas com o início do curso de ajustador mecânico que tem nove meses de duração.
No Sesi, por enquanto, foram preenchidas apenas 19 vagas, destinadas à educação infantil e ao ensino fundamental regular. As outras vagas estarão disponíveis nos cursos já formatados pelo sistema Firjan: atualização em língua portuguesa (550 vagas), libras (linguagem de sinais para comunicação com pessoas surdas - 120 vagas), informática e inclusão digital (195 vagas). Há uma oferta de ensino médio articulado com o curso técnico em administração – são 80 vagas para o turno da manhã e é necessário ter 16 anos ou mais e o ensino fundamental completo (este curso já tem inscrições abertas). Para a erradicação do analfabetismo, estão previstas 350 vagas.
Para ter acesso às vagas gratuitas e fazer a inscrição, o candidato deve comparecer ao Sesi ou ao Senai munido dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e autodeclaração de baixa renda. Para os cursos do Senai é necessário apresentar o comprovante de escolaridade relativo às exigências do curso pretendido. Mais informações sobre as vagas que já foram distribuídas e as que ainda estão em aberto podem ser obtidas no endereço eletrônico www.firjan.org.br/educamais.
Obs.: Com o apoio do Sindvest e Sindmetal, será possível a realização dos cursos abaixo, ministrados na própria sede dos Sindicatos, conforme quadro demonstrativo de vagas.
Deixe o seu comentário