CPI

sábado, 15 de setembro de 2018

Para pensar:

“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.”

Platão

Para refletir:

“Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.”

Immanuel Kant

CPI

A notícia é importante, ainda que fosse absolutamente previsível.

Na noite de quinta-feira, 13, a presidência da Câmara Municipal de Nova Friburgo acolheu o pedido de instauração de CPI para investigar procedimentos relacionados aos contratos emergenciais que vêm regendo a prestação do serviço de alimentação hospitalar em nossa cidade nos últimos tempos.

Formalidade

Cá entre nós, o acolhimento foi quase que o cumprimento de uma formalidade.

Afinal, além da assinatura de 19 dos 21 vereadores e do respaldo de haver uma investigação paralela sendo tocada pela Polícia Federal, o pedido contou ainda com o parecer favorável da Procuradoria do Legislativo e com o entendimento geral de que os valores são altos, o serviço não parece compatível com as despesas e, principalmente, que a população tem conhecimento de que a situação precisa mesmo ser passada a limpo.

Composição

O próximo passo será a composição da comissão, e aí sim é preciso ter muita atenção.

Sabe-se, até o momento, que o vereador Zezinho do Caminhão será o relator, mas as outras funções seguem em aberto.

O presidente Alexandre Cruz estabeleceu prazo até 16h de terça-feira, 18, para que os partidos determinem se serão mantidos os blocos atualmente em vigor ou se haverá alterações, o que pode gerar impactos decisivos sobre a aplicação da proporcionalidade.

De olho

É oportuno lembrar, enquanto os personagens ainda estão indefinidos, que vaga em CPI é coisa que pode valer uma boa recompensa financeira no meio político, quando o integrante se dispõe a sabotar os trabalhos e a assar a pizza.

Inclusive, o papel - caso venha a ser encenado - não seria novidade por aqui.

Aliás, um sintoma que frequentemente se associa a esse tipo de situação - embora nem sempre - é a apresentação de mais de um relatório ao fim dos trabalhos.

Lembrando

Não custa lembrar, no entanto, que o que temos atualmente é uma mesma situação sendo investigada em duas frentes paralelas.

Assim sendo, causaria estranheza, por exemplo, se a Polícia Federal encontrasse um cenário e a Câmara outro, completamente diferente.

A margem para a operação do sistema, nesse caso específico, parece ser bem menor do que a usual.

Etapas

Uma vez vencido o período para a confirmação dos blocos partidários, os grupos devem ter três dias para a indicação dos vereadores que vão integrar a CPI.

Durante a sessão o vereador Nami Nassif declinou da possibilidade de participar, e também é certo que o vereador Professor Pierre, do Psol assim como Zezinho do Caminhão, não poderá integrar a comissão.

Agora vai

Na semana passada a coluna antecipou a realização de uma coletiva de imprensa que promete elevar em alguns graus Celsius a temperatura de nossa fogueira política.

Diante do surgimento de fatos novos, contudo, o encontro acabou sendo adiado.

Chapa quente

A coluna, todavia, pode confirmar que os vereadores Wellington Moreira, Johnny Maycon, Zezinho do Caminhão, Professor Pierre e Marcinho vão reunir a imprensa no plenário da Câmara Municipal às 14h da próxima segunda-feira, 17.

O tema? Uma possível fraude em processo licitatório promovido pela Secretaria de Saúde, que será encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF)

Fechando o cerco

Bom, quem tem alguma familiaridade com a legislação que rege licitações sabe que as consequências para esse tipo de situação, quando devidamente comprovada, são bastante sérias.

É esperar para ver.

Em tempo: a população também está convidada a assistir à apresentação.

Algo errado

O incansável geógrafo Pedro de Paulo segue alimentando a coluna com informações e imagens coletadas em suas constantes andanças por Nova Friburgo.

Nesta quinta-feira, 13, por exemplo, ele entrou em contato para mostrar um grande acúmulo de lixo numa das margens do Rio Santo Antônio.

Em especial material de poda, cuja procedência precisa ser estabelecida.

Mas também havia sacos com lixo, ao que consta descartados por moradores.

Aspas
“Por que a Prefeitura não coleta esse material? Daí a necessidade de um aterro municipal de material inerte e bens inservíveis (madeira velha, entulho, móveis velhos, etc...).”

Em tempo

Pedro e outros voluntários participam neste sábado, 15, de mutirão de limpeza do Rio Bengalas, com concentração às 9h na Praça do Suspiro.

A coluna registra sua gratidão e seu reconhecimento a todos os envolvidos na ação.

Preocupante

A referência ao geógrafo dá à coluna o gancho necessário para a divulgação de uma boa notícia.

Tempos atrás o colunista começou a receber reclamações a respeito de comportamentos inaceitáveis na belíssima região do Vale dos Deuses, no Parque Nacional dos Três Picos, limite de Nova Friburgo com Teresópolis.

Coisas realmente preocupantes.

Boa notícia

Em vez de publicar tais denúncias, a coluna as encaminhou a Marcelo Schuenck, superintendente regional do Inea, que lhes deu a devida atenção desde o primeiro momento.

Pois bem, há poucos dias Schuenck retornou o contato informando que o local passa a contar com uma Unidade de Policiamento Ambiental (Upam), que se soma ao grupo destacado pelo próprio parque.

Ao que parece, a paz está voltando a reinar numa das localidades mais bonitas do Brasil.

Ainda bem.

 

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.