Fundo político

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Para pensar:

“É uma maravilha eu não ter abandonado todos os meus ideais, que parecem tão absurdos e pouco práticos. Se me prendo a eles, porém, é porque ainda acredito, apesar de tudo, que as pessoas têm bom coração.”

Anne Frank

Para refletir:

“Para encontrar a esperança é necessário ir além do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora.”

Georges Bernanos

Fundo político

A coluna de ontem, 13, abordou o viés político a respeito de uma questão que tem fundo técnico - os problemas relacionados ao edital de iluminação pública - por entender que uma esfera está bastante relacionada à outra.

Escorrendo

Na ocasião o colunista afirmou que só não houve por aqui prisões relacionadas ao contrato estabelecido em abril de 2017 porque a operação da mesma empresa, nos mesmos moldes, acabou redundando numa grande operação em São Gonçalo que levou muita gente para a cadeia, antes que os primeiros pagamentos tivessem sido realizados pela Prefeitura de Nova Friburgo.

Mas isso não significa que não haja prejuízos a relatar.

Pelo ralo

A coluna pode confirmar que, em razão da contratação da empresa Compillar, o município vem sofrendo diversas condenações por responsabilidade subsidiária na Justiça do Trabalho, em primeira e segunda instâncias.

E o volume de recursos que está indo pelo ralo não é pequeno não.

Estamos falando de ações de dezenas de milhares de reais, como consequência de um procedimento que bateu de frente com tudo o que determina a lei de licitações.

Anticorpos

A situação é absurda, e inspirou um dispositivo de prevenção entre os TACs assinados recentemente junto ao Ministério Público do Trabalho, no sentido de exigir, no ato de apresentação da nota para recebimento pelo serviço prestado, que seja comprovado o recolhimento de todas as questões trabalhistas, como fundo de garantia, INSS e por aí vai.

Antes tarde do que nunca.

Educação em festa (1)

Duas das mais preciosas instituições de ensino e formação em Nova Friburgo estão em festa, neste mês de setembro.

O Colégio Nossa Senhora das Dores chega aos 125 anos no auge de sua forma, preparando uma nova e moderna estrutura para alunos da educação infantil e do ensino fundamental a partir do pujante legado físico da saudosa e insubstituível Faculdade de Filosofia Santa Doroteia.

Educação em festa (2)

Já a Aliança Francesa, por sua vez, celebra 40 anos de intensas, engajadas e inestimáveis atividades em nossa cidade.

Mesmo a mais breve reflexão acerca do impacto destes dois tesouros sobre aqueles que por aqui vivem (ou viveram) não deixa margem para dúvidas: toda a comunidade friburguense tem sim muitos motivos para celebrar junto.

CNSD

Começando pelo CNSD, nesta sexta-feira, 14, será celebrada uma missa em ação de graças no ginásio poliesportivo da escola, e logo em seguida, a partir das 19h30, haverá uma apresentação do coral “Allons Chanter”, justamente da Aliança Francesa, no Teatro Sania Cosmelli.

Já no sábado, 15, os privilegiados espaços da escola serão abertos ao projeto CNSD faz arte, a partir das 9h30.

Cardápio

A produção artística de alunos e ex-alunos inclui performance poética e literária, apresentação da ginástica rítmica, abertura de salas temáticas, coreografias, contação de histórias, exposições, produção de desenhos, mostra de curtas, interferências artísticas, instalações, pé de livros e show de talentos.

Ou seja: as celebrações serão bastante coerentes com a história e a missão da instituição.

Aliança

Assim como o CNSD, a Aliança Francesa também promove várias atividades comemorativas neste fim de semana.

Nesta sexta-feira, 14, será inaugurada a exposição “Diálogos com Monet”, de Madalena Bento de Mello, que foi uma das primeiras alunas da instituição em Nova Friburgo e vem a ser filha do saudoso Ariosto Bento de Mello, grande benfeitor da Aliança. Veja mais detalhes na página 12 desta edição.

A abertura acontece às 19h30 na sede da Aliança, e a exposição se encerrará no dia 15 de novembro.

La musique

No sábado, 15, por sua vez, o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura abre suas portas para uma noite musical imperdível para quem gosta de músicas francesas.

A partir das 19h os corais Allons Chanter, adulto e infantojuvenil, tomam o palco com a companhia ilustre do Coral Cantomusarte.

Bom demais? Então espere que tem mais: a programação também prevê a apresentação da cantora francesa Valerie Lou, com entrada franca.

Le cinéma

Está achando pouco?

Então saiba que ao longo da próxima semana, de segunda a sexta e das 14h às 20h30 a Aliança exibirá em sua sede diversos filmes franceses (legendados) dos mais variados gêneros.

Ou seja: tem diversão e cultura para todos os gostos.

Rota política (1)

A Associação Comercial de Nova Friburgo recebe neste sábado, 15, o candidato a deputado federal Christino Áureo.

O encontro começa às 10h, e faz parte da iniciativa da Acianf de disponibilizar sua sede para a apresentação de projetos e propostas dos candidatos às próximas eleições.

Rota política (2)

Marcelo Calero, ex-ministro da Cultura e candidato a uma cadeira na Câmara dos Deputados, é outro a cumprir agenda em Nova Friburgo.

Ele sobe a serra na manhã desta sexta-feira, 14, e deve ficar por aqui até perto das 15h.

Além de uma panfletagem, Calero também é aguardado em visitas à banda Campesina Friburguense e à Fundação Dom João VI.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.