Secretário Madureira representa Nova Friburgo no evento Salão Estadual de Turismo

quarta-feira, 10 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) A Rio Intertur (Feira Rio Interior de Turismo) foi criada há dois anos pela Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureau do Estado do Rio, tendo como um dos objetivos principais apresentar os destinos turísticos do interior fluminense e de toda região Sudeste às operadoras de turismo, agentes de viagens, organizadores de eventos e jornalistas especializados.

A primeira edição do evento aconteceu em Nova Friburgo, em 2007, e conseguiu reunir 44 municípios. No ano passado, foi realizada em Cabo Frio, com 52 municípios e, em função do sucesso, o governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e a Turis-Rio, que já apoiavam a Rio Intertur desde a primeira edição, bem como a FC&VB-RJ, resolveram criar o Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro.

O congresso reuniu diversas autoridades do turismo nacional, a exemplo de Ayton Pereira, Secretário Nacional de Políticas para o Turismo, representando o Ministro do Turismo, Luiz Barreto; a secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Marta Lins; o Presidente da TurisRio, Nilo Sergio Félix; Paulo Senise, presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureau; José Alexandre Almeida, licenciado do NF Convention e que assumiu recentemente cargo na diretoria de marketing da Confederação de Conventions, cujo Presidente, João Moreira, também esteve participando do evento, além de Charles Rossi, Presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e Jorge Bittar, deputado federal licenciado e atual secretário de Habitação do município do Rio.

O tema abordado foi, naturalmente, a importância do Turismo para o Brasil. “O Presidente Lula, que muitas vezes é ironizado por não ser um doutor, está tão consciente quanto à importância do turismo para o país, que está investindo pesado em projetos profissionais que movimentem o turismo interno e externo”, afirmou o Secretário de Turismo de Nova Friburgo, Sergio Madureira, sempre presente nos eventos. “Mais do que nunca, é fundamental a presença de Nova Friburgo nessas ocasiões, não só como forma de divulgação, mas especialmente para se atualizar no que se refere à liberação de verbas para o município”, justificou o secretário.

“O Presidente também acredita que uma das saídas para o Brasil é o turismo, mas o turismo profissional, como é feito na Espanha e na França, por exemplo. Acredito que, para Nova Friburgo, o turismo é nossa única saída”, complementou Sergio Madureira.

Sistema de Gerenciamento de destinos via internet

A pergunta “Qual o primeiro lugar que os turistas consultarão antes de ir a uma cidade?” tem resposta óbvia: na internet, claro!

Uma das mais interessantes palestras, ministradas no Salão Estadual, foi sobre os modernos sites. “Faça uma busca pelo seu destino e veja se o que você encontra é o que você deseja mostrar aos mais de 600 mil turistas internacionais que visitarão o Brasil. Você encontra sites desatualizados, inconsistente e não oficiais. E, ainda, somente na língua portuguesa. A solução é fazer o correto gerenciamento do seu destino turístico, através de um moderno portal na web, que ofereça conteúdos altamente atrativos, com fotos, vídeos e informações realmente úteis”, diz Davis Rogério Tavares.

O IVisit no Brasil é um produto, fruto da parceria da Intelly, empresa brasileira especializada no desenvolvimento do turismo nacional, e a New Mind, líder inglesa no fornecimento de soluções tecnológicas para o setor de turismo, que detém fatia de 60% do mercado Inglês”, disse o professor Davis.

Segundo ele, já existem no Brasil cerca de 15 sites, ultra modernos, capazes realmente de induzir, por exemplo, um turista alemão a ir a Nova Friburgo. Sites com detalhes, onde o turista pode acessar, num raio de 10 quilômetros, o turismo selvagem, ou num raio de 50 km, cachoeiras; ou ainda num raio de 100 km, diversas outras possibilidades. Ou seja, um turista que vier assistir à Copa de 2014 no Rio, poderá vir a Nova Friburgo conhecer alguns atrativos e retornar ao Rio, ou outra capital, sem perder tempo, baseado em atrativos detalhados na internet. Ele sabe que se quiser ir a Lumiar, conhecer as cachoeiras, sabe quanto tempo de ida e volta, detalhes sobre estrada, restaurantes, e todo os outros tipos de atrativos.

COPA DO MUNDO EM NOVA FRIBURGO

Outro tema abordado no Salão de Turismo foi a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. De acordo com palestra ministrada por Paul Whelan, gerente Match Services AF - Agente Oficial da FIFA, “um evento, como a Copa do Mundo, começa seis anos antes e termina 20 anos depois, gerando milhares de empregos e visibilidade por longo tempo”.

O atual secretário de Comunicação Social de Nova Friburgo, jornalista Girlan Guilland, que já há quase dois anos vem insistindo na ideia de que a cidade serrana se mobilize para auferir resultados positivos do maior evento esportivo mundial, recebeu com boas perspectivas as palavras do palestrante.

Agora, juntamente com o secretário de Turismo, Sergio Madureira, ambos estão articulando junto aos representantes do esporte para que Nova Friburgo se candidate a sediar alguma delegação, durante a fase de treinamentos do Mundial 2014. “Sediar uma delegação significa mídia mundial diariamente e não é só isso, mas também investimentos do governo federal, em melhorias dos estádios, hotéis, estradas e infraestrutura em geral”, diz Girlan, que lembra ainda uma série de eventos paralelos e antecedentes à competição internacional.

“Precisamos criar o mais rápido possível, nosso comitê ‘pré-Copa 2014’; nossos vizinhos já estão se articulando e Nova Friburgo não pode ficar fora desta disputa”, complementaMadureira.

SERRA VERDE IMPERIAL E FÓRUM ESTADUAL

Aproveitando as presenças dos secretários de Turismo duas reuniões paralelas foram realizadas. No dia 05, a do Serra Verde Imperial, cujo presidente é o Secretário de Turismo de Teresópolis, Michel Al Odeh, tendo Sergio Madureira como tesoureiro. Concluiu-se que é preciso cada vez mais unificar as regiões de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cachoeiras de Macucu e, ainda, convidar Guapimirim para fazer parte do grupo. A ideia, aliás, como foi feita no Fórum, é juntar estas cidades, num mesmo estande, sem, no entanto, impedir ações de cada secretaria.

No dia 06, o presidente do Fórum dos Secretários do Estado do Rio de Janeiro, Antonio Rossi, acompanhado do líder da Região Serra Verde, Sergio Madureira, assim como demais componentes da diretoria, discutiram as diretrizes do fórum estadual de secretários, especialmente no que se refere à captação de recursos. “É preciso que cada secretário converse com os deputados de sua região, para criarem emendas parlamentares de ajuda aos seus municípios”, discursou Antonio Rossi.

Sergio Mello, Diretor Operacional da Turis-Rio, falou da importância dos hotéis estarem credenciados junto àquela empresa de turismo, e legalizados nas respectivas prefeituras. “O governo Federal está liberando verbas para reformas, melhorias de estradas, enfim, criando uma série de mecanismos, para ajudar aos hotéis. É preciso que os secretários façam ver que o único interesse é facilitar a rede hoteleira, mas para que isso aconteça, é preciso que estejam devidamente formalizados”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade